Cidade do Povo proporciona nova vida aos atingidos pela cheia

severino_cesario_foto_luciano_pontes
“Todo ano minha casa alagava. Agora acabou, ganhar uma casa aqui é um sonho, uma benção de Deus”, diz Severino Cesário (Foto: Luciano Pontes/Secom)

“Era um sofrimento. Agora aqui é vida nova”. Este é o relato de Severino Cesário, morador do bairro Adalberto Aragão há 18 anos. Ele é um dos milhares de contemplados com uma casa no maior e mais ousado projeto habitacional do Acre, a Cidade do Povo.

Devido ao volume expressivo de chuvas, o Rio Acre registrou grandes cheias nos últimos dias, alagando 20 bairros da capital. A casa de Severino foi uma das várias atingidas pela enchente, porém, ao contrário dos últimos anos, agora ele não precisará se alojar na casa de familiares ou no abrigo.

“Recebi a chave no dia 9, porém, como eu estava sem dinheiro, decidi esperar chegar o fim do mês para me mudar. Como a água já estava atingindo minha casa, pedi apoio às equipes que estavam retirando os móveis das residências alagadas e elas trouxeram direto para cá.”, explica Severino.

O novo morador foi contemplado na última entrega, em dezembro de 2014. Como havia alguns trâmites a serem resolvidos com a empresa responsável, somente agora conseguiu a liberação para poder finalmente viver na Cidade do Povo.

“Eu não tenho mais saúde para ficar retirando os móveis todas as vezes que alaga. Além disso, tenho três filhos que também sofriam com todas as consequências das enchentes. Agora acabou, ganhar uma casa aqui é um sonho, uma benção de Deus”, diz.

A Cidade do Povo é um dos maiores projetos do governo do Estado, com parceria do programa federal “Minha Casa Minha Vida”, e está apenas em sua primeira fase. Há previsão de que mais 1.700 novas unidades habitacionais serão entregues ainda no primeiro semestre de 2015. Até o fim do projeto, 10.518 famílias serão contempladas com lares dignos.