A reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) foi realizada na manhã desta quarta-feira, 30, paralelamente à feira internacional World Travel Market Latin America (WTM).
A gestora de Secretaria de Estado de Turismo e Lazer (Setul), e também vice-presidente do conselho na Região Norte, Rachel Moreira, participou do evento.
Durante o encontro, houve a eleição do presidente do fórum para o próximo ano. O secretário do Rio de Janeiro, Nilo Sérgio Félix, foi eleito de forma unânime por todos os representantes estaduais de turismo.
Após a votação, negociações e pautas pendentes foram debatidas. Para o Norte, o foco principal foram questões de aviação, como as altas taxas e a baixa conectividade entre as demais regiões.
Outras questões e pendências foram elencadas durante a reunião, como demandas ligadas ao turismo, pedidos de verbas descentralizadas, decisões para participações em feiras nacionais e internacionais, liberação de jogos de cassinos e facilitação de vistos, entre outros.
A participação dos estados durante as Olimpíadas e as Paralimpíadas também foi debatida, e tudo que foi pontuado deverá ser passado ao Ministério do Turismo, para que as soluções sejam apresentadas ainda este ano.
“Este é um espaço democrático, onde os secretários de Estado, dirigentes e presidentes de fundações podem manifestar os anseios e trabalhar de forma conjunta, com o intuito de buscar recursos, agilidade e desenvolvimento para o setor turístico de todas as regiões”, explica Rachel Moreira.
Conectividade aérea
Ainda na WTM, a gestora se reuniu com o diretor de Relações Institucionais, Claudio Neves, e o diretor-executivo, Bhrener Matos, da Gol Linhas Aéreas. O encontro teve como objetivo tratar assuntos relacionados ao voo para Cruzeiro do Sul.
“O governo do Estado vem trabalhando para aprimorar e garantir a conectividade do Acre com outras cidades do Brasil. Buscamos melhorias nas taxas e mais opções de voos para os trechos que saem do Acre”, destaca Rachel.