Maior indústria de máquinas pesadas da China prospecta negócios no Acre

Tião Viana recebeu grupo da estatal XCMG e discutiram oportunidades de negócios entre os países (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Tião Viana recebeu grupo da estatal XCMG, com quem discutiu oportunidades de negócios entre os países (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana recebeu na tarde desta quarta-feira, 30, a visita do presidente mundial da indústria estatal de máquinas pesadas da China (XCMG) Yansong Wang. Ele esteve no Acre em fevereiro e voltou para cumprir mais uma agenda em busca de oportunidades de negócios no estado.

A XCMG é a maior fabricante de máquinas para construção civil da China e a quinta no mundo. A empresa conta com mais de 35 mil funcionários, distribuídos em 22 fábricas em sua cidade sede, Xuzhou, além de outras instalações em Shanghai e Beijing, também na China. No Brasil, ela possui uma montadora em Pouso Alegre (MG), num investimento de 500 milhões de dólares.

Embora a XCMG estude negócios no Acre, principalmente na área de assistência técnica, o objetivo maior da visita de Yansong Wang é diplomática, tentando estabelecer negócios entre empresários acreanos e chineses do setor de alimentos.

“Esse encontro é importante para o Acre mostrar seus produtos aos empresários chineses e descobrir se eles têm mercado”, conta Yansong.

Tião Viana definiu junto ao secretário de Estado de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Fernando Lima, que enviará um portfólio dos principais produtos do Acre para Yansong apresentar a empresários chineses, antes de um encontro, que deve ser realizado no fim do ano. Serão apresentadas principalmente as potencialidades na piscicultura, suinocultura e extrativismo vegetal.

“Além disso, há interesse de criar um fundo de investimentos na construção civil entre os empresários chineses e os acreanos, intermediado pelo governo. Esse fundo daria uma grande força para nossos empresários”, explica Fernando Lima.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter