Governo fortalece educação indígena para o povo Katukina

Tião Viana atendeu a solicitação de envio de material didático para o povo Katukina que vive entre Tarauacá e Feijó (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Tião Viana atendeu solicitação de envio de material didático para o povo Katukina que vive entre Tarauacá e Feijó (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana se reuniu na Casa Civil na noite de terça-feira, 29, com os representantes da Assessoria Especial Indígena, da Fundação Nacional do Índio (Funai) e lideranças indígenas.

Na ocasião, o governo atendeu a solicitação de envio de material didático para o povo Katukina que vive ao longo da BR-364, entre Tarauacá e Feijó. O material é para a produção de um desenho animado que retratará a história da etnia.

“Esse material didático será para a escola, para o povo e também para outras pessoas fora da aldeia. Será a produção de um desenho animado que retrata e resgata a história da etnia Katukina, no sentido de fortalecer a cultura indígena”, explicou o assessor Especial Indígena, Zezinho Kaxinawa.

Tião Viana contatou as secretarias de Estado de Planejamento (Seplan) e de Educação e Esporte (SEE) para dar seguimento ao aporte financeiro e incluir a demanda no programa vigente. No Acre, o governo já investiu mais de R$ 40 milhões em projetos e políticas públicas para os povos indígenas.

Em um segundo momento da agenda, o indigenista da Funai Antônio Macedo interveio, ainda, pela construção de um hospital e pela disponibilidade de barcos para atender as populações indígenas ribeirinhas da região do Juruá, em especial da Vila Restauração.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter