Acre participa da Conferência Global sobre segurança no trânsito

Brasil quer diminuir pela metade o número de mortes no trânsito em 10 anos (Foto: Andréia Nobre/Detran)
Brasil quer diminuir pela metade o número de mortes no trânsito em 10 anos (Foto: Andréia Nobre/Detran)

Representando o Acre, o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Gemil de Abreu Júnior, participou da 2ª Conferência Global de Alto Nível em Segurança no Trânsito, realizada em Brasília, nos dias 18 e 19.

O objetivo da conferência foi analisar o progresso da implementação do Plano Global para a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011 – 2020 e o alcance das metas.

O evento também foi oportunidade para troca de informações e experiências acerca das melhores práticas em segurança no trânsito.

O evento reuniu participantes de pelo menos 120 países, membros da Organização das Nações Unidas (ONU), que aprovaram um documento chamado “Declaração de Brasília”, com diretrizes que devem contribuir para mudar a realidade violenta do trânsito, em todo o planeta.

“Uma das prioridades apresentadas na conferência foi a segurança de pedestres, ciclistas e motociclistas que são os usuários mais vulneráveis do trânsito. Precisamos fortalecer e estimular cada vez mais uma cultura de paz no trânsito”, disse o diretor-geral do Detran.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em todo o mundo, cerca de 1,25 milhão de pessoas morrem todos os anos em decorrência de acidentes de trânsito.

A meta da década da segurança viária é salvar cinco milhões de vidas até 2020. Para isso, são necessárias políticas, programas e legislações que aumentem a segurança viária.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter