Parceria entre governo e Senac leva cursos técnicos à zona rural

 

Dos 120 inscritos nos cursos, 114 concluíram (Foto: Onofre Brito)
Dos 120 inscritos nos cursos, 114 concluíram (Foto: Marcelo Santos)

Uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Florestal da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens) e o Senac possibilitou a 114 moradores da Vila São Pedro, na zona rural de Cruzeiro do Sul, obter certificação em três cursos: auxiliar administrativo, frentista e operador de caixa. A certificação ocorreu na noite de quinta, 19.

Para o supervisor técnico do Senac, Francisco Ennes da Silva, a região do Juruá tem um potencial de crescimento muito grande e a oportunidade que foi dada aos que concluíram o curso certamente facilitará na conquista de uma vaga no mercado de trabalho.

O representante da Sedens na formatura, Alcir Costa, disse que a secretaria fez a articulação, mobilizou a comunidade e fez as matrículas, enquanto o Senac entrou com a qualificação. “Só quem tinha a oportunidade de frequentar cursos como esses eram os moradores da cidade. Hoje o benefício chegou à Vila São Pedro, mesmo sendo uma comunidade rural”, relatou.

(Foto: Onofre Brito)
A certificação foi na noite de quinta (Foto: Marcelo Santos)

Ainda, segundo Costa, isto é só o início. Já na segunda-feira se inicia outro curso no local e, em seguida, na Vila Santa Rosa e no bairro Boca da Alemanha.

Zona rural beneficiada

Lívia Santos fez o curso de frentista e de auxiliar administrativo. Para ela, os cursos ajudaram muito sua comunidade: “Agradeço ao governo e ao Senac. Antes tínhamos que pagar passagem e ir a Cruzeiro do Sul para fazer um curso e hoje temos esta oportunidade aqui mesmo. E, o melhor, é de graça”.

Erivânia Paixão, diretora da Escola Maria de Nazaré Santiago, onde ocorreram os cursos, considerou muito gratificante a escola ter entrado nesta parceria. “Para nossa comunidade é de fundamental importância. Os jovens daqui estão tendo as mesmas oportunidades que os da zona urbana. Eles podem também ter um bom currículo”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter