Acre inicia programação do Novembro Azul com ações em todos os municípios

“A mulher deve incentiva seus esposos e filhos a fazerem seus exames preventivos”, orientou Mauro Trindade (Foto: Cedida)
“A mulher deve incentiva seus esposos e filhos a fazerem os exames preventivos”, orientou Mauro Trindade (Foto: Cedida)

Iniciaram-se nesta terça-feira, 1, em todos os municípios do Estado, as ações da campanha Novembro Azul, que busca conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e combate ao câncer de próstata, além de outras doenças que acometem a população masculina.

O coordenador estadual do Programa Saúde do Homem, Mauro Trindade, participou  do lançamento da campanha Novembro Azul, no Centro de Saúde Altamira, bairro Placas, em Rio Branco.

Para facilitar o acesso do público masculino, este mês, em dias alternados, a Unidade de Saúde Altamira, funcionará até as 20 horas.

“O objetivo é oferecer alternativas de atendimento para que os homens procurem os serviços de saúde e façam seus exames preventivos. Essa é uma maneira de facilitar o acesso, uma vez que a maioria deles [homens] trabalha durante o dia, e quando saem, a unidade de saúde já está fechada”, destacou Trindade.

No Acre, em 2015 foram catalogados no Hospital do Câncer 75 casos de câncer de próstata. Este ano, até outubro, já foram registrados 65.

“Estima-se que ocorram entre 200 a 250 novos casos dessa doença. No entanto, percebemos que os números estão bem abaixo do esperado. Isso significa que temos uma subnotificação de casos. Como o câncer de próstata é assintomático, possivelmente alguns homens podem estar guardando um câncer sem saber”, alertou Trindade.

A programação da campanha abrange todos os municípios, cada um com seu calendário de atividades. Em Rio Branco haverá ações em todos os centros e postos de saúde.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter