Bujari recebe projeto de promoção da igualdade racial

20161101_092802
Representantes de Bujari se reuniram para criar fórum e conselho municipal de combate ao racismo (Foto: Ludmilla Santos/Secom)

“O racismo e o preconceito adoecem nossa alma, destroem nossa autoestima. O combate a esse mal pede socorro, pede ajuda, e por isso estamos juntos nessa luta.”

A frase é da mãe de santo Raimunda Teixeira, de Bujari, que participou nesta terça-feira, 1, do encerramento da primeira etapa do projeto “Fortalecimento e Interiorização das Políticas da Igualdade Racial no Acre”, executado pelo governo do Estado, por meio da  Divisão de Promoção da Igualdade Racial (DPIR) da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).

A primeira fase do projeto teve por objetivo orientar e estimular, por meio de seminários de sensibilização, gestores e comunidade em geral para a criação de conselhos municipais de promoção da igualdade racial e de fóruns de educação étnico-racial nas 22 cidades do Acre.

Segundo a coordenadora do DPIR Almerinda Cunha, a meta foi alcançada, e todos os municípios criaram seus conselhos e fóruns. “Este é o último município no qual faltava criar o conselho. Vamos sair daqui com os representantes definidos para que as políticas de promoção da igualdade racial comecem a ser trabalhadas”.

O projeto, que se iniciou em março de 2015, prevê mais duas outras etapas: a capacitação dos municípios para o acesso ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) e a estruturação física de espaços que sejam referência nos municípios no combate ao racismo e na promoção das políticas de igualdade racial.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter