Acre elabora Plano Estadual de Educação Profissional

Sociedade civil participa da discussão durante audiência pública com representantes do órgão estadual

plano_educacao_profissional_foto_angela_peres_2.jpg

Representantes do Governo do Estado e Governo Federal na abertura da audiência pública (Foto: Angela Peres/Secom)

plano_educacao_profissional_foto_angela_peres_1.jpg

Sociedade civil participa dos debates que acontecem no auditório da Secretaria de Educação (Foto: Angela Peres/Secom)

Desde que foi criado em 2006, o Instituto profissionalizante Dom Moacyr já qualificou mais de 21 mil pessoas em todo o Acre. E até 2016, o Acre terá mais 10 centros de ensino profissionalizantes na capital e interior do Acre e mais de 197 mil vagas para cursos técnicos, de formação inicial e tecnológicos em várias áreas.

A criação das vagas faz parte do Plano Estadual de Educação Profissionalizante, apresentado nesta quinta-feira, 09, a sociedade civil organizada por meio de audiência pública realizada no auditório da secretaria de Educação. Audiências iguais serão realizadas em outras regionais do Acre.  

Segundo o presidente do Instituto Dom Moacir, Irailton Lima, a pesquisa realizada para elaboração do Plano detectou que cerca de 80% dos trabalhadores da iniciativa privada do estado não passaram por cursos profissionalizantes. A pesquisa levantou a realidade e demandas de 400 empresas e 3.200 jovens. “Vimos desde o nível de exigência tecnológica da empresa e o nível de escolaridades dos jovens”, afirma. O resultado, segundo ele, aponta para uma grande deficiência nas áreas de gestão de negócios, nas áreas florestal e industrial e na organização social como cooperativas.

Serão criados novos centros no Alto Acre, uma para atender Plácido de Castro, Capixaba e Senador Guiomard; uma para Feijó e Tarauacá; e outra em Rio Branco. Além disso, a União também vai abrir Escolas Federais em Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira. “As novas vagas vão suprir essa carência de mão de obra qualificada”, explica Irailton.

O diretor executivo da associação Comercial do Acre, João Carvalho, presente na audiência pública, diz que as novas vagas e cursos vêm em boa hora, já que há expansão no setor. “Precisamos urgentemente de mão de obra qualificada na prestação de serviços e no comércio”. 

joao_foto_angela_peres.jpg

João Ferreira fez o curso de Gestão oferecido pelo Governo (Foto: Angela Peres/Secom)

João Ferreira, de 22 anos, sabe bem a importância dos cursos profissionalizantes. Em julho do ano passado começou o de Gestão de Pequenos Negócios. Hoje já estagia em uma loja de móveis, mas vai abrir o próprio negócio na área de modas. “O curso tem duração de um ano e meio e é muito completo. Aprendi desde o atendimento ao público, fazer levantamento de estoque, contabilidade. Sinto-me preparado para ter meu pequeno negócio e no futuro gerar empregos e crescer no ramo da moda e de acessórios”, planeja ele.

Para aprovação da versão definitiva do plano Estadual de Educação Profissional, outras audiências públicas serão realizadas no interior. A partir da próxima semana a sociedade poderá participar da elaboração definitiva por meio do site http://www.iedp.ac.gov.br/. O Plano deve ser aprovado em cerca de dois meses.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter