Binho lança Pró-Município em Bujari

Para governador, os investimentos do programa e as parcerias com as 22 prefeituras do Acre representam o amadurecimento do povo acreano

sav_8430.jpg

Binho Marques assina convênio que repassa os recursos para a prefeitura (Foto: Sérgio Vale/Secom)

sav_8438.jpg

Pró-Município fortalece parcerias em prol de um desenvolvimento da população (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O Pacto pelo Desenvolvimento Social dos Municípios do Acre (Pró-Acre) tem consolidado a parceria entre as prefeituras e o Governo do Estado. As metas propostas em comum acordo e tendo como base as necessidades dos acreanos nas áreas de educação, saúde e infraestrutura rural e urbana visam ampliar o acesso aos serviços públicos de qualidade, principalmente para aqueles que moram em comunidades isoladas.

Nesta quarta-feira, a comitiva liderada pelo governador Binho Marques lançou o programa em Bujari, na presença do prefeito Edvaldo Teles; do vice-governador,César Messias; dos deputados estaduais Ney Amorim, Maria Antônia e Perpétua de Sá, e também de vários secretários de Estado.

O governador destacou durante a solenidade de lançamento que os investimentos do Pró-Município e as parcerias com as 22 prefeituras do Acre representam o amadurecimento do povo acreano. “Precisamos diferenciar ideologias do compromisso em melhorar a vida das pessoas. E apostar no relacionamento institucional para alcançarmos os objetivos de elevar os índices que medem a qualidade de vida”, enfatizou o governador.

Os convênios e os termos de cooperação técnica assinados em Bujari, a exemplo dos outros 18 municípios nos quais o programa já foi anunciado, terão seus recursos destinados ao fortalecimento e ampliação das ações de promoção da educação, relacionados ao acesso e à elevação dos indicadores de qualidade do setor e também ao fortalecimento e ampliação das ações de promoção à saúde, prevenção de agravos, tratamento e reabilitação.

Na saúde a meta é ampliar o número de atendimento às mulheres e crianças de até um ano de idade, desde o momento do pré-natal, parto humanizado e dos cuidados da atenção básica às crianças, como vacinação. A unidade de saúde do município será recuperada e equipada. A Casa de Parto, que já foi construída e hoje passa pelo processo de licitação para compra dos equipamentos, que serão adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado federal Nilson Mourão, traduz os esforços para garantir a melhoria no serviço de atenção básica com foco na saúde da criança e da mulher.

“Na medida em que a produtividade aumentar, o município irá receber mais recursos para ampliar os atendimentos”, destacou o secretário Osvaldo Leal.

O prefeito Edvaldo Teles destacou que, além dos investimentos anunciados pelo Pró-Município, a prefeitura e o Governo do Estado mantêm outras parcerias, entre as quais a construção de 30 casas populares. Através de emenda do senador Tião Viana, o prefeito completa dizendo que os produtores rurais têm muito a ganhar com a implantação de duas casas de farinha. “O governador Binho Marques está cumprindo os compromissos assumidos no ano passado de trabalhar em conjunto com as prefeituras. Vou trabalhar muito para ganhar mais.”

SEE disponibiliza 12 professores para rede municipal de ensino do Bujari

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, cedeu 12 professores da rede estadual para atuar na rede municipal pelo período de um ano. Além disso, de acordo com a secretária Maria Corrêa, todos os programas trabalhados em Rio Branco relacionados com a melhoria dos indicadores também são desenvolvidos em Bujari.

Desde o início do ano os professores das redes estadual e municipal participam de capacitações para trabalhar as séries iniciais do ensino fundamental, aceleração da aprendizagem, Asas da Florestania de 5ª a 8ª e médio. E a partir dessa parceria o Programa Asas da Florestania Infantil também será trabalhado no município.

“O Governo se propõe a desenvolver ações para elevar os indicadores de educação. A meta para o Bujari é atingir nota 4 no Ideb”, afirmou Corrêa.
 
Prefeito destaca importância da manutenção dos ramais para produtores rurais

O Programa de Recuperação e Conservação de Ramais executado anualmente pelo Governo do Estado em parceria com as prefeituras também faz parte do conjunto de recursos do Pró-Município.

No Acre são mais de sete mil quilômetros de ramais que precisam ser trabalhados todo ano. “É um trabalho de enxugar gelo. Mas a cada ano estamos investindo em piçarramento de mais ramais, asfaltando alguns e construindo pontes definitivas”, destacou o governador Binho Marques.

Em Bujari serão trabalhados 132 quilômetros de ramais. As prioridades serão definidas em conjunto pelos produtores rurais e poder público. “Os ramais são muito importantes para escoar a produção”, disse o prefeito. O termo de cooperação prevê ainda a recuperação de máquinas e equipamentos e o repasse de 40 mil litros de óleo diesel.

Leia também:

O QUE ELES DISSERAM

{xtypo_quote}A Assembleia Legislativa participou do processo de construção desse pacto. E agora estamos vendo as ações se concretizando. O governo Binho honra seus compromissos. Esperamos que os investimentos sejam aplicados da melhor maneira e que as metas sejam atingidas.
Ney Amorim, líder do PT na Aleac{/xtypo_quote}
sav_8485.jpg
{xtypo_quote}Estamos há três semanas realizando essas reuniões de trabalho nos municípios. O fruto dessas ações será traduzido em benefícios para a população.
César Messias, vice-governador{/xtypo_quote}
pr-municipio_em_santa_rosa_4.jpg
{xtypo_quote}A população de Bujari agradece. Um conselho será formado para gerenciar os recursos. Nós, com certeza, vamos superar as metas e fazer mais pelas pessoas que moram aqui, em especial pelos produtores rurais que tanto precisam do poder público.
Edvaldo Teles, prefeito de Bujari.{/xtypo_quote}
sav_8497.jpg

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter