Acre busca estreitar relações com o Japão

Cônsul geral do Japão Hajime Naganuma e a vice-cônsul Michiko Shibata participaram de reunião com o governador Tião Viana

consul_japones_acre_foto_gleilson_miranda_02.jpg
consul_japones_acre_foto_gleilson_miranda_04.jpg

O governador Tião Viana recebeu em seu gabinete na manhã desta segunda-feira, 31, o cônsul geral do Japão Hajime Naganuma e a vice-cônsul Michiko Shibata (Foto:Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana recebeu em seu gabinete na manhã desta segunda-feira, 31, o cônsul geral do Japão Hajime Naganuma e a vice-cônsul Michiko Shibata. O tema do encontro do governador com os representantes japoneses foi o estreitamento das relações binacionais entre o Acre e o Japão.

Tião Viana explicou a Hajime Naganuma que o Estado tem potencial para receber empresas japonesas que tenham interesse em investir no mercado sul-americano por ser o primeiro estado brasileiro a ter sua Zona de Processo de Exportação (ZPE) autorizada para funcionamento e que já está em fase de conclusão do processo de alfandegamento, aguardando apenas a decisão da Receita Federal.

“Teremos muito prazer em receber as empresas japonesas aqui. O Acre tem vantagens por estar numa região de fronteira. As empresas podem expandir suas exportações para os mercados do Chile, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador e outros países”, destacou Viana.

Outro ponto abordado por Tião Viana para estreitar as relações comerciais entre Acre e Japão diz respeito aos produtos que o Acre tem potencial para exportar ao país oriental. “A madeira utilizada no Estado é certificada e tem excelente qualidade. Também temos a opção de exportar frutas tropicais”, observou o governador.

A vice-cônsul Michiko Shibata mostrou-se bastante satisfeita com os resultados da reunião e garantiu que a abertura de espaço para investidores japoneses na ZPE será discutida com seus conterrâneos. O cônsul Hajime Naganuma completou: “O Acre é um quer fazer bons negócios e nós queremos aproximar as relações bilaterais do Estado com o Japão”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter