Acre avança em processo de habilitação para exportação de peixe

O governador Tião Viana se reuniu na Casa Civil nesta sexta-feira, 6, com o fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Antônio Lima, para tratar dos avanços no processo de habilitação para exportação de peixes do Complexo Industrial Peixes da Amazônia. Na ocasião, discutiram, ainda, sobre os avanços na solicitação de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi).

Países como Peru, Bolívia, Argentina, Estados Unidos e outros da União Europeia estão interessados em comprar pescado da indústria, que está bem perto de conseguir a habilitação para exportação.

Tião Viana destacou, ainda, os avanços do Estado para garantir a solicitação de adesão ao Sisbi. O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Poa), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e a segurança alimentar.

Tião Viana se reuniu na Casa Civil, com o fiscal federal agropecuário do Mapa, Marcos Antônio Lima (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Tião Viana se reuniu na Casa Civil com o fiscal federal agropecuário do Mapa Marcos Antônio Lima (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“Com o Serviço de Inspeção Estadual, a cargo do Idaf (Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal), integrando as esferas estadual, municipal e federal, os produtos das indústrias com registro no órgão poderão ser comercializados em todo o território nacional, aumentando dessa forma a produção, gerando mais empregos e fortalecendo toda a cadeia produtiva”, explica o técnico do Mapa.

Na ocasião, foi tratado, ainda, sobre a necessidade de atuação de mais fiscais federais agropecuários no Estado, onde o governador se comprometeu solicitar ao Ministério da Agricultura a contratação desses profissionais, que são de grande importância para o fortalecimento do agronegócio no Estado.

Sobre o Sisbi

Os estados, o Distrito Federal e os municípios podem solicitar a equivalência dos seus Serviços de Inspeção com o Serviço Coordenador do Sisbi.

Para obtê-la, é necessário comprovar que têm condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura.

O ingresso no Sisbi-Poa é voluntário e pode ser solicitado junto às Superintendências Federais de Agricultura (SFAs).

Com a adesão, os produtos podem ser comercializados em todo o território nacional. Estados e municípios incluídos nesse sistema têm seus serviços de inspeção reconhecidos como equivalentes ao Serviço de Inspeção Federal (SIF).

Atualmente, já aderiram ao sistema sete estados (Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina) e o Distrito Federal, dez serviços municipais (Alegrete/RS, Cascavel/PR, Erechim/RS, Glorinha/RS, Rosário do Sul/RS, Santa Cruz do Sul/RS, Santana do Livramento/RS, São Pedro do Butiá/RS, Miraguaí/RS, Marau e  Uberlândia/MG), e dois consórcios de municípios (Consad – São Miguel do Oeste/SC e Codevale – Anaurilândia/MS). Estão em processo de adesão oito estados, mais de 30 municípios e outros quatro consórcios municipais.