Ação itinerante de saúde realiza mais de 1.800 atendimentos em Tarauacá

itinerante2
Objetivo da ação foi diminuir os riscos de doenças trazidos pela enchente (Foto: Júnior Aguiar)

A equipe dos programas Saúde Itinerante e Mais Sorriso, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), esteve em Tarauacá, no último fim de semana, para levar assistência médica e odontológica às famílias vítimas da enchente dos rios Tarauacá e Muru.

Na ação, realizada em parceria com a prefeitura do município, foram atendidas 740 pessoas, nas especialidades de clínica médica, ginecologia/obstetrícia, pediatria, dermatologia, infectologia e cardiologia. Em saúde bucal foram realizados 162 procedimentos, entre restauração e extração.

Também foram oferecidos 330 exames de ultrassonografia, 42 preventivos do câncer do colo do útero, 57 eletrocardiogramas, 479 receitas atendidas e 111 terapias individuais e em grupo, totalizando mais de 1.800 atendimentos.

O agricultor José Antonio é uma das vítimas da enchente em Tarauacá. Para ele, poder contar com esses serviços é muito importante. “Esse trabalho diminui nosso sofrimento. Estamos passando por um momento de muita dificuldade, principalmente para consegui uma consulta, porque a maioria dos postos de saúde foi atingida pelas águas dos rios. Parabenizo o governador Tião Viana pelo esforço”, disse.

Governo perto do povo

Armando Melo diz que ação foi um pedido do governador Tião Viana (Foto: Júnior Aguiar)
Armando Melo diz que ação foi um pedido do governador Tião Viana (Foto: Júnior Aguiar)

O secretário de Estado de Saúde, Armando Melo, esteve em Tarauacá e acompanhou de perto o trabalho das equipes itinerantes de saúde. “O governador Tião Viana está sensível à situação que Tarauacá está vivendo. Ele pediu aos secretários que ajudassem a minimizar o sofrimento das pessoas neste momento difícil”, declarou.

Melo acrescentou que as cheias dos rios trazem uma série de doenças, como leptospirose, hepatites A e E, febre tifoide e dengue, por exemplo, e o trabalho do Saúde Itinerante visa diminuir esses riscos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter