Abertas inscrições para a 6ª Olimpíadas de Matemática das escolas públicas

Evento premia alunos e professores da rede pública de ensino

escolas_devem_se_inscrever_at_o_dia_26_de_maro.jpg

Escolas devem se inscrever até o dia 26 de março (Foto: Assessoria SEE)

Criar um ambiente estimulante para o estudo da matemática e, consequentemente, despertar maior interesse pela disciplina. Este é o principal objetivo da 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2010, que está com inscrições abertas até o dia 26 de março. Promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Ministério da Educação, em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada e Sociedade Brasileira de Matemática, a OBMEP bateu recorde de participações em 2009 com mais de 19 milhões de alunos na competição.

Podem participar das olimpíadas, alunos da 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (2º e 3º Segmentos) das escolas públicas. As provas vão ser divididas em duas fases: A primeira fase consta de teste objetivo de múltipla escolha e a segunda etapa de uma prova discursiva, onde participarão 5% dos alunos com melhor pontuação na 1ª etapa.

A premiação de alunos totaliza 500 (quinhentas) medalhas de ouro, 900 (novecentas) medalhas de prata, 1800 (mil e oitocentas) medalhas de bronze. Além disso, serão concedidos certificados de Menção Honrosa a até 30.000 alunos. Também são homenageados pelos organizadores do evento os professores de cada aluno premiado, as escolas e secretarias de educação conforme regulamento.

Na edição de 2009, 83 estudantes acreanos foram premiados com medalhas de prata e bronze, além de certificados de menção honrosa. Somadas todas as edições já foram contemplados cerca de 600 jovens em todo Estado. Para o orientador que tiver maior número de pontos, ganhos de acordo com o tipo de medalha que seu aluno conquistar, recebe um curso de aperfeiçoamento no Instituto de Matemática Pura e Aplicada no Rio de Janeiro (IMPA), além placa de homenagem e coleção de livros de Matemática. 13 professores da rede pública de ensino já fizeram o curso.

De acordo com o coordenador da OBMEP no Estado, Severino José de Deus, o evento tem trazido bons resultados para o aprendizado dos jovens. "Nossos alunos tem um ganho muito grande no desenvolvimento do raciocínio lógico matemático que certamente criará importantes capacidades e habilidades para que possam usá-los em qualquer situação na resolução de situações problemas do cotidiano em  todas as áreas do conhecimento humano", afirma. 

As escolas que desejam se inscrever ou obter mais informações  pode acessar o site www.obmep.org.br.    

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter