Governador Tião Viana entrega ponte sobre o rio Tarauacá
O relógio marcava 20 horas em ponto quando os primeiros fogos coloriram o céu de Tarauacá, em cima da ponte sobre o rio que dá nome ao município, e as luzes foram acesas. O rio Tarauacá era um dos mais difíceis de atravessar com balsa, realidade que, por muitos anos foi a única opção e agora faz parte do passado na história da BR-364. No sábado, 8, o governador Tião Viana, cumpriu mais uma etapa da construção da estrada.
“Iluminar a ponte é como iluminar o futuro de Tarauacá para as gerações que estão vindo, por isso eu convidei cada um que está aqui a caminhar conosco para ver este momento”, disse o governador Tião Viana.
A solenidade teve início com uma homenagem justa aos primeiros trabalhadores da estrada, responsáveis por abrir os piquetes do que mais tarde seria a BR-364. Os homens que iniciaram esta história junto ao 7º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) receberam, junto ao deputado Moisés Diniz e outras pessoas com trabalho reconhecido a favor da estrada, o reconhecimento do Governo do Estado.
Para o diretor do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre), Marcus Alexandre, este é o ano da colheita de todos os esforços empregados na obra. “É o ano de entregar as pontes, que são os joelhos da estrada e essenciais para que o tráfego não seja fechado. Não tem mais nenhum bueiro, nenhum desvio e o nosso último desafio é manter a trafegabilidade”, disse. A obra custou R$ 52 milhões e inclui o anel viário com cinco quilômetros, para que a estrada não corte a cidade. As crianças ganharam dois parquinhos infantis na cabeceira da ponte.
O comandante do 7º BEC, coronel Cesar Augusto do Valle, destacou o trabalho dos pioneiros. “Estes homens fizeram, nestes 42 anos, a história do Batalhão de Construção. Eles não fizeram apenas a ligação física de um ponto a outro da estrada. Muito mais que isso, trouxeram esperança às cidades. Eles deram as vidas para que os sonhos das pessoas pudesse ser realizado”, afirmou.
Em seu discurso, o governador Tião Viana agradeceu o povo de Tarauacá e a todos que trabalharam para tornar este sonho possível. “Este é um momento de agradecer também ao Jorge Viana, porque no governo dele fomos além do que imaginamos. Ele trabalhou dia e noite em todas as áreas, da educação à saúde, para entregar o Estado melhor, pronto pra continuar. Nós rompemos as barreiras da engenharia numa obra que não tinha viabilidade. Eu quero pedir a vocês que peguem nas mãos de seus filhos, caminhem sobre a ponte e digam que ela é parte do futuro deles”, disse o governador.
O senador Jorge Viana também agradeceu ao povo de Tarauacá pelo voto de confiança que têm depositado na Frente Popular. “Esta é uma caminhada difícil, alvo de muitas críticas, de muitas dificuldades, mas que é recompensada em momentos como este, em que nós vemos as esperanças de renovarem no olhar de cada um de vocês”.
O deputado estadual Walter Prado disse que a estrada e a ponte são mais que obras de infraestrutura, são a liberdade do povo de Tarauacá. O projeto de governo foi lembrado pelo deputado Moisés Diniz, líder do governo na Assembleia Legislativa. “Hoje é um dia muito especial. Nós sofremos nas mãos de políticos mentirosos e não víamos nada ser feito. Essa ponte liga ao Corcovado, à fábrica de compensado que terá mais de mil empregos sendo gerados, a Cruzeiro do Sul. Tudo isso faz parte de um projeto único”, comentou Diniz.
Sonho antigo vira realidade
“Eu tinha 12 anos de idade quando as primeiras máquinas começaram a rasgar o caminho da estrada. Foi um fato que marcou a minha vida. De lá pra cá muitas mentiras em relação a BR-364 foram contadas. Muita gente diz que ia fazer e não fez e outro tanto tenta impedir o trabalho de quem está fazendo. Mas hoje aqui nós vemos mais uma etapa desta obra ser concluída”, disse o vice-governador, César Messias.
Sobre as críticas à obra da BR-364 e os questionamentos que a estrada tem recebido, o secretário de Indústria e Comércio, Edvaldo Magalhães, disse que só conhece o valor da liberdade quem já viveu isolado. “Não estamos ligando apenas um bairro a outro ou viabilizando a BR. É uma verdadeira carta de alforria para o povo de Tarauacá”.
A ponte e o acesso concluídos encurtam em pelo menos meia hora o trajeto entre Feijó e Tarauacá. A prefeita de Tarauacá, Marilete Vitorino, disse que aquele era um dia esperado por todos, há muitos anos. “O povo do Acre não aguenta mais tanta mentira. O governador Tião Viana cumpre o que diz e sempre terá o nosso respeito e o nosso reconhecimento”.
Galeria de imagens