Nesta terça-feira, 28, a diretora da Organização em Centros de Atendimento (OCA), Francisca Brito, mediou o Painel “Principais Desafios das Centrais de Atendimento”, evento realizado pelo Grupo de Transformação Digital dos Estados, que reúne especialistas na área de tecnologia da informação e transformação digital de todo Brasil.
O objetivo da realização foi compartilhar os desafios, as melhorias e as inovações nas gestões, além do fluxo de atendimento de cada unidade. A iniciativa teve o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (Consad) e da Associação Brasileira de Entidades de Tecnologia de Informação e Comunicação (ABEP-TIC).
O evento contou também com a participação de gestores da Unidade de Atendimento Integrado (UAI), de Minas Gerais, e da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC), da Bahia, que são também Centrais de referência no Brasil pelo trabalho que realizam e pelos projetos que desenvolvem.
Para a Coordenadora do Grupo de Transformação Digital (GTD.GOV), Maria Aparecida de Oliveira, o painel evidencia a relevância do assunto para os governos na entrega de serviços, digitais ou presenciais, para o cidadão. “Um governo digital melhora a vida das pessoas”, destacou Maria.
A apresentação da experiência da Central de Atendimento do Acre destacou a relevância do serviço que é realizado no Estado e é um marco no reconhecimento de projetos que OCA já desenvolve, apesar de ser uma das Centrais do Brasil mais recentemente implantadas. Foram apresentados os projetos OCA Móvel e OCA Virtual, que ampliam o alcance dos serviços oferecidos, assim como o sistema de gerenciamento de atendimentos, que otimiza a eficiência e a qualidade do suporte prestado aos cidadãos.
Francisca Britto destaca a importância de ter sido escolhida para assumir a liderança do Grupo de Centrais de Atendimento do Brasil. “Acompanho a formação desse grupo desde o início, a iniciativa aconteceu durante um evento em Minas Gerais, e junto com outros colegas nos unimos para compartilhar boas práticas, isso nos fortalece porque temos parceiros de todo país e com isso podemos oferecer ao cidadão o que há de melhor em atendimento. Fico imensamente feliz pelo apoio do GTD e de todos os parceiros de causa, dirigentes das Centrais de Atendimento do Brasil”, ressaltou a gestora.
A participação visa também proporcionar importantes mudanças para o serviço público do Acre, em parceria com outros Estados, já há uma comissão sendo formada para trabalhar em um novo projeto de gerenciamento de atendimentos, e a iniciativa trará uma grande economia de recursos para o Acre.