Deputada Federal Perpétua Almeida mobiliza lideranças para conhecer o trabalho desenvolvido pelas equipes médicas
Os resultados alcançados pela Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), o Hospital do Câncer, foram acompanhados pela deputada federal Perpétua Almeida, pelas deputadas estaduais Perpétua de Sá e Maria Antonia, representantes da Rede Acriana de Mulheres e Homens, Associação Amigos do Peito e da Articulação de Mulheres do Acre.
Elas conheceram a paciente Pabla Alexandre Pinheiro, que no dia 13 de fevereiro fez uma cirurgia de reconstrução mamária. Pabla Alexandra descobriu que tinha câncer de mama em 2007, e fez parte do tratamento em outro Estado. Após a consolidação da Unacon a paciente começou a fazer o acompanhamento mensal e a receber a medicação na unidade. “Hoje me sinto completa. É muito bom saber que assim como eu outras mulheres têm a oportunidade de resgatar a autoestima”. A paciente completou elogiando a equipe técnica. “O Acre tem um trabalho de excelência nessa área”.
A deputada Perpétua Almeida foi a responsável pela mobilização das mulheres para conhecer o trabalho que é desenvolvido no Hospital do Câncer. Para ela a melhoria do sistema de saúde no Estado reflete em ações como o tratamento de câncer no Acre. “Agora as pessoas com câncer podem receber o tratamento perto de seus familiares. Isso é uma vitória muito grande para os acrianos, o Governo do Estado e para equipe técnica do Hospital”.
A deputada assumiu ainda o compromisso de buscar junto à bancada federal recursos para ajudar a concretizar os projetos de ampliação da Unidade.
Cirurgias Plásticas
Cirurgias de reconstrução mamária vêm sendo realizadas nos últimos anos pela equipe de médicos da Fundhacre. Na unidade, são atendidas mulheres que nasceram com problemas genéticos e pacientes que precisaram retirar uma mama em casos de câncer. O médico cirurgião Lorenzo Rocha destacou que outras cirurgias plásticas também são realizadas no hospital, "nosso centro cirurgico está bem equipado para esse trabalho e já conseguimos atender os pacientes que precisam desse tipo de intervenção".
Centro de Tratamento Oncológico
A equipe técnica da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia falou dos projetos de ampliação e dos resultados alcançados desde a implantação do Hospital. O planejamento inicial era de 600 atendimentos por ano, só em 2008 foram atendidos quase mil novos pacientes. “Nossa meta é de que em dois anos a Unidade se torne um dos maiores centros de tratamento, mas não só em quantidade de atendimentos e sim em qualidade”, destacou o oncologista Antônio Carlos Vendette.
Um dos projetos para atingir a meta de ampliação da Unidade é a criação do Centro de Tratamento Oncológico, através do qual será possível a realização de exames para diagnóstico da doença. O que irá permitir a detecção precoce em todos os pacientes com suspeita. “A ideia é implantar uma política de prevenção. Isso diminuiria os gastos em até 80%, aumentando as chances de cura de nossos pacientes”, finalizou o médico.