Documento propõe ações para saúde mental no Acre

Propostas buscam atendimento mais abrangente para cumprir critérios da Reforma Psiquiátrica brasileira

saude_mental_180209_angela_peres.jpg

Profissionais de saúde, representantes de organizações sociais, pacientes e familiares ajudaram na elaboração do documento que será entregue às autoridades de saúde (Foto: Angela Peres/Secom)

Um documento com 18 propostas foi entregue hoje à promotoria de saúde do Ministério Público Estadual (MPE) pela Associação dos Pacientes e Amigos da Saúde Mental (Apasama). A lista sugere ações de prevenção, promoção e assistência aos portadores de transtornos mentais no Acre sendo construída por profissionais das áreas de medicina, psicologia, enfermagem, serviço social, familiares de pacientes e estudantes durante o 1º Seminário de Saúde Mental realizado em 2008 no Acre.

Com apoio dos governos federal e estadual, prefeitura de Rio Branco, Ministério Público, Central de Articulação das Entidades de Saúde (Cades), o seminário propôs uma nova atitude para o desenvolvimento de políticas públicas para a saúde mental no Estado com base nos princípios da Reforma Psiquiátrica que prevê a descentralização dos hospitais de saúde mental e a ampliação do serviço público para o setor, inclusive com distribuição de medicamentos em outras unidades de saúde.

O médico Paulino Rosas, diretor do Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac), acredita no empenho dos gestores públicos na concretização das medidas propostas. "Precisamos tirar os pacientes de dentro do hospital e oferecer a eles outras oportunidades de tratamento como os centros de atendimento psicosocial e de convivência", diz. O Hosmac atende atualmente de 80 a 100 pessoas todos os dias.

A Apasama discute a realização da segunda edição do Seminário de Saúde Mental do Acre. O evento preparado para receber em torno de 150 pessoas, contou com a participação de 380. "Este ano vamos corrigir as falhas de organização e já pensamos em espaço maior", afirmou a presidente da Cades, Verônica Loureiro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter