Representantes do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC) participaram nesta quarta-feira, 20, do 25ª Encontro de Conselhos dos Consumidores de Energia da Região Norte. O evento ocorreu no auditório da Federação das Indústrias do Acre (Fieac).
Com o tema “A energia alternativa é a realidade dos consumidores isolados” o evento reuniu lideranças, especialistas, reguladores, representantes de variados segmentos de consumidores, dentre outros, com o objetivo de estabelecer uma plataforma aberta para promover a discussão de temas pertinentes ao setor energético, evidenciando a visão daqueles que são diretamente responsáveis pelo custeio.
Foram discutidos os seguintes assuntos: a energia alternativa e a realidade dos consumidores isolados; a atuação dos poderes Legislativo e Executivo nas políticas públicas de energia; a transição energética e a liderança do Brasil, e a modernização do sistema elétrico e as necessidades dos consumidores.
A presidente do Procon, Alana Albuquerque, destacou a importância do encontro, por tratar-se de um tema sensível e serviço essencial dos consumidores e por mostrar o protagonismo da atuação do Acre nos principais assuntos inerentes à defesa dos consumidores brasileiros:
“A preocupação dos órgãos ou entidades que compõem o Sistema de Defesa do Consumidor vai além da precificação tarifária justa e responsável, tratando desde a qualidade dessa energia que chega ao seu destinatário final (consumidores) frente aos desafios, realidade de mudanças climáticas de alta intensidade, experimentado atualmente, até a promoção de iniciativas e ações de educação financeira, considerando que grande parte da população brasileira encontra-se endividada, com o seu mínimo existencial comprometido e muitas vezes com dívidas decorrentes de serviços primários de atenção básica que garantam sua existência digna.”
O representante da Superintendência de Regulação, Distribuição e Transmissão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) explica que o tema é muito importante porque reúne os consumidores do Brasil inteiro para discutir a realidade da Região Norte, principalmente a realidade do Acre. Segundo ele, o Estado tem muitos desafios, principalmente em função das chuvas e das condições de acesso à energia.
O presidente da Comissão de Direito do Consumidor na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Pedro Longo, afirmou que o encontro foi uma oportunidade de reafirmar a disposição da Casa em fazer parceria, sempre em benefício dos consumidores buscando energia à preços módicos, e prestação de serviços com segurança e regularidade.
“Parabenizo a todos pela organização e cumprimento Procon, por estar sempre presente em eventos tão importantes como esse levando posições em defesa da nossa população”, enfatizou.
“É um serviço público essencial para toda a população. Essa energia precisa chegar com qualidade, com preço que as pessoas consigam pagar. Essa discussão precisa ser feita. Os consumidores devem estar à frente, como protagonistas dessa discussão. Isso é de suma importância para o estado”, ressalta.
O presidente do Conselho do Consumidor de Energia do Estado do Acre, Ivan de Carvalho, afirma que o evento tem sido proveitoso.
“Levantamos aqui a bandeira de uma tarifa justa, de um produto de qualidade, que a energia alternativa possa ser investida para o consumidor”, frisa.