Na última quinta-feira, 29, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC) lavrou um auto de constatação, para que o Centro Universitário U:VERSE, com sede em Rio Branco, prestasse esclarecimentos aos alunos acerca de seu fechamento.
O ato ocorreu após a instituição apresentar em nota à comunidade o contrário dos fatos apresentados em sua defesa ao Procon, em resposta à notificação preventiva sobre denúncias de possível encerramento de suas atividades. A diretora administrativa do Procon, Camila Lima explica que o Procon notificou a universidade para evitar prejuízos aos alunos.
“Fizemos uma notificação preventiva para que a empresa apresentasse um plano de encerramento, que foi respondida pela instituição, alegando que não havia previsão de fechamento. Após 15 dias, nos deparamos com uma nota do dia 26 de junho, afirmando que encerraria as atividades dentro de cinco dias, no dia 30, contradizendo o que foi dito na defesa”, informou Camila.
O Procon/AC também se reuniu com a Secretaria de Estado de Administração (Sead) e as empresas responsáveis pelos estágios dos alunos da instituição para evitar que estes sejam prejudicados. As empresas em questão, informaram que a universidade prorrogou o vínculo dos estudantes até dia 30/07, de modo que não haja o encerramento dos contratos de estágio.
Em resposta ao auto de constatação lavrado pela equipe de fiscalização do Procon, a universidade apresentou, na última sexta-feira, 30, os esclarecimentos quanto à suspensão das atividades, afirmando que a área administrativa e a secretaria da instituição continuarão funcionando, garantindo aos alunos os documentos necessários para aproveitamento dos estudos de todas as disciplinas que cursou até o semestre letivo em curso.
Segundo a nota da instituição, mesmo após o presente semestre letivo, os alunos seguirão tendo à sua disposição o serviço de emissão de documentos acadêmicos de seu interesse, não havendo a interrupção da emissão de diplomas, que são registrados pelo próprio Centro Universitário U:VERSE.
A instituição também afirma que firmou parceria com outra faculdade da cidade, para migração dos alunos, a qual está fazendo levantamento das grades curriculares, para em seguida disponibilizar a todos os discentes o plano de migração que será opcional. Segundo a U: Verse todo o processo ocorrerá ainda neste mês, período de férias escolares, para prosseguimento dos estudos dos alunos já no segundo semestre, mantidas as condições de preço e comprometimento sem custos adicionais para o acadêmico.
Os alunos que tiverem dificuldade em conseguir documentos, informações, realizar a matrícula na faculdade conveniada com a U:Verse ou que não seja mantido o contrato com as condições estabelecidas anteriormente, devem procurar o Procon, para abertura de reclamação e o caso seja tratado individualmente.