Projeto pretende conscientizar estudantes acreanos a serem parceiros do Samu. Encerramento do curso acontece nesta quinta, às 20 horas
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realiza nesta quinta-feira, 6, a partir das 20 horas, no Teatro Plácido de Castro, o encerramento do Curso de Formação Samuzinho, com a entrega dos certificados aos alunos participantes, além da apresentação da peça teatral "No Quintal da Rua Acre".
O projeto Samuzinho pretende conscientizar estudantes acreanos, com idades entre 7 e 12 anos, para que sejam parceiros do Samu por meio de conhecimento sobre o trabalho realizado por seus profissionais e equipamentos utilizados no atendimento, ensino de noções de primeiros socorros, desenvolvimento de atividades lúdicas e orientações acerca dos trotes, que prejudicam constantemente o trabalho de salvar vidas.
Participaram por um período de 15 dias da capacitação 24 estudantes do ensino fundamental de 19 escolas públicas e privadas. As escolas foram selecionadas de acordo com a localização dos telefones públicos de onde se originam a maioria dos trotes.
De acordo com a coordenadora do Samu no Acre, Lúcia de Fátima Luna, o horário mais freqüente dos trotes coincide com a entrada e saída das crianças nas escolas. "Nossas linhas telefônicas ficam congestionadas com elas simulando casos de gravidade, rindo, dizendo piadas e palavrões, por isso muitas vezes dificultando o atendimento", lamenta.
No próximo ano as crianças treinadas irão fazer a demonstração do trabalho do Samu nos colégios e serão multiplicadoras do projeto Samuzinho. "Esperamos educar a população infantil sobre nossas ações, jáo que esse público será o disseminador de nossas atividades", declara a coordenadora.
A metodologia empregada é a participativa e a interativa, para observar nas crianças o nível de conhecimento a respeito do Samu e a forma correta de acioná-lo. Também foram ministradas palestras sobre técnicas de reanimação cardiopulmonar e aulas para identificar situações de emergência.