Cultura indígena é tema de palestra ministrada pelo governo em escola de Rio Branco

A cultura dos povos indígenas foi tema de uma palestra ministrada nesta quinta-feira, 20, ainda como parte das atividades do Abril Indígena. A atividade foi realizada pelo governo do Acre, por meio da Assessoria Especial Indígena, para alunos do 6º ao 9º ano da Fundação Bradesco.

Palestra foi realizada para estudantes da Fundação Bradesco. Foto: Alexandre Cruz-Noronha

Durante o mês, os alunos tiveram aulas com cards produzidos pela Secretaria do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas (Semapi) que explicavam o nome dos povos, tronco linguístico e municípios em que habitam.

Francisca Arara, Assessora Especial Indígena do governo, passou um pouco do conhecimento dos povos, falou da cultura, e respondeu perguntas dos alunos.

“Hoje estamos aqui passando um pouco do nosso conhecimento, da nossa cultura, e explicando para os alunos que os povos indígenas fazem parte da cultura do Brasil e do mundo. Hoje estamos também em contexto urbano e temos voz na sociedade e no governo. Eu, como representante do governo, posso ser um elo entre meu povo o governo e a sociedade. É muito bom estar aqui e poder passar um pouco do nosso conhecimento, da nossa cultura”, disse.

Palestra foi ministrada pela Assessora Especial Indígena do Governo, Francisca Arara. Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Semapi

A diretora de Ensino da Fundação Bradesco, Marta Eni Souza, falou da importância de passar o conhecimento e as diferenças entre as culturas para que os alunos aprendam desde pequenos.

“Hoje é um dia muito especial. Estamos na Semana dos Povos Indígenas, recebendo a Francisca Arara, que é uma representante dos povos. A gente entende, enquanto escola, que é preciso promover esse diálogo com os alunos. Estamos vivendo em um mundo onde as diferenças precisam ser respeitadas, independentemente da cultura, gênero, de qualquer coisa. Temos muito respeito pelos povos indígenas e muito a aprender com eles”, afirmou.

O professor Romero César disse que uma palestra faz com que ao alunos tenham conhecimento e mais consciência em relação à cultura dos povos.

Palestra foi ministrada para alunos do 5º ao 9º ano. Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Semapi

“O Abril Indígena vem para reforçar isso, e no nosso planejamento sempre temos temas relevantes relacionados à Amazônia e à Região Norte. Trazer uma representante da cultura indígena é muito importante. Fizemos uma aula expositiva com cartazes que foram confeccionados pela Semapi e que conseguimos diretamente com a secretária do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas, Julie Messias, com fotos lindas e temas explicativos, e isso ajudou para que os alunos conhecessem os nossos povos indígenas. E hoje, [quinta, 20] com essa palestra da Francisca, estamos aprendendo ainda mais sobre os costumes e cultura dos povos”, falou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter