No Juruá, Sesacre realiza capacitação sobre a leptospirose para servidores da Saúde

Na região do Juruá, 10 casos de leptospirose foram confirmados no primeiro trimestre de 2023. As confirmações se deram pelo histórico de exposição a situação de risco para a doença, pelos sintomas clínicos e pelo exame de triagem que é a sorologia IGM. Diante disso, o governo do Estado tem realizado ações para enfrentar essa doença, além de investir no melhor atendimento ao paciente e no rápido e eficaz diagnóstico.

No Juruá, Sesacre realiza capacitação a servidores da Saúde sobre a leptospirose. Foto: cedida.

Nesta quarta-feira, 19, a Secretaria de Estado de Saúde realizou uma capacitação sobre manejo clínico, diagnóstico laboratorial e vigilância epidemiológica da leptospirose. A atividade acontece em um momento de cheias que é um agravante para surgimento de casos de leptospirose. A capacitação teve como público-alvo os médicos, enfermeiros, equipe de laboratórios e os núcleos hospitalares de epidemiologia do Vale do Juruá, Tarauacá e Envira.

O público-alvo foram médicos, enfermeiros, equipe de laboratórios e os núcleos hospitalares de epidemiologia do Vale do Juruá, Tarauacá e Envira. Foto: cedida

Segundo Fernanda Freitas, médica clinica geral, nos últimos dias ela atendeu vários casos suspeitos de leptospirose na UPA de Cruzeiro do Sul. “Essa capacitação é importante no sentido adquirir e aprimorar o conhecimento, saber a conduta correta para atender o caso o mais rápido possível e evitar que ele evolua”, disse.

A taxa de letalidade média da leptospirose é de 48% em casos graves. Foto: cedida

De acordo com Milena Lopes, chefe do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde Regional Fronteira Cruzeiro do Sul, ela destaca essa capacitação como importante e positiva. “Priorizamos fazer essa capacitação sobre leptospirose porque ela é uma síndrome febril que possui uma taxa de letalidade média de 9%, mas que em casos graves a taxa de letalidade é de 48% e isso é muito alta e grave”, contou.

O que é, a transmissão e os principais sintomas da leptospirose

A leptospirose é uma doença infecciosa fabril aguda. A transmissão ocorre a partir da pele com lesões, imersa por um longo período em água contaminada ou por meio de mucosa. Os principais sintomas da fase precoce são: Febre, dor de cabeça, dor muscular, falta de apetite, náuseas e vômitos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter