Povos Originários

No GovCast, diretora de Povos Indígenas do Acre destaca ações de políticas públicas e direitos fundamentais

Políticas voltadas aos Povos Indígenas, ações governamentais, quebra de estereótipos, direitos fundamentais, educação e cultura foram alguns dos assuntos que estiveram em pauta no GovCast, programa de podcast do governo do Acre, desta quinta-feira, 20.

Os jornalistas Diego Gurgel e Jeferson Dourado realizaram um bate-papo com a diretora de Povos Indígenas da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas do Acre, Nedina Yawanawa e abordaram temas que estão em pauta no Acre e no país.

A diretora levantou pautas importantes dos Povos Indígenas. Foto: Marcos Vicenti

Nedina relatou que o governador Gladson Cameli está alinhando e sensibilizado nesse entendimento da participação dos povos indígenas nas decisões governamentais referentes aos povos.

“O processo de escolha foi muito debatido e a nossa presença foi discutida internamente com várias lideranças e povos. E o governador deixou isso muito à vontade para que os líderes pudessem pensar nos melhores nomes que os representassem nesse espaço político”, destacou a gestora.

A diretora enfatizou que a Semapi tem um enfoque específico com as políticas ambientais indígenas dentro dos territórios, e nestes últimos meses foram retomadas algumas atividades e durante o período de alagação a secretaria fez a frente de assistência básica no contexto urbano aos indígenas que ficaram vulneráveis. Além disso, foram criados abrigos específicos, sendo garantida a assistência básica para eles em Assis Brasil e Brasileia.

Nedina destacou o trabalho da Semapi voltado aos povos originários. Foto: Marcos Vicente

Nedina abordou o processo de desconstrução de estereótipos, principalmente com a mudança da lei denominando o dia 19 de abril como Dia dos Povos Indígenas, em substituição ao Dia do Índio. “Hoje o Legislativo aprova esta lei. É o entendimento de que é preciso respeitar esses povos”.

Atualmente, o Acre possui 16 povos indígenas contactados em 12 municípios, totalizando quase 30 mil indígenas.

A transmissão do GovCast está veiculada pelo canal https://www.youtube.com/@noticiasdoacre, Facebook e na Rádio Aldeia FM 96.9, alcançando os 22 municípios.