A recém-implementada Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) mediou, na tarde desta quarta-feira, 1°, uma capacitação à rede de atendimento às mulheres em situação de violência. Na oportunidade, foi apresentado o Programa Acolhe, criado pelo Instituto Avon, que teve seu termo de compromisso assinado pelo governo do Acre durante a cerimônia de abertura da campanha Mês da Mulher: Compromisso pelo Enfrentamento ao Feminicídio.
O encontro teve lugar na Biblioteca Pública Estadual e contou com a presença de servidores de diferentes órgãos da rede de proteção às mulheres, como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o Ministério Público do Acre (MPAC), a Patrulha Lei Maria da Penha e a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).
O Programa Acolhe garante o amparo de mulheres em situação de violência doméstica, oferecendo abrigo temporário em hotéis para as vítimas e seus dependentes. Também visa capacitar profissionais que atuam no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica, promovendo maior preparo e uma abordagem mais humanizada durante o processo de assistência.
Renata Rodovalho, gerente de causas do Instituto Avon e mediadora do projeto, está confiante na efetividade e sucesso na sua implementação: “Esse programa mostra a importância da rede de apoio trabalhar de forma integrada no combate à violência contra a mulher, garantindo que um número maior de mulheres que vivenciam isso sejam acolhidas e resguardadas”.
A titular da Semulher, Márdhia El-Shawwa, ressalta a importância do projeto: “Iniciativas como essa contribuem para que mais mulheres consigam sair do ciclo de violência e tenham uma nova vida. Sabemos dos índices de feminicídio do nosso estado e nosso compromisso é o de mudar essa realidade”.
A iniciativa faz parte da programação do Mês da Mulher, que inclui uma série de atividades promovidas pela Secretaria da Mulher, ao longo de março, para combater o feminicídio.