Equipe da Educação visita escolas de tempo integral em Pernambuco

Uma equipe técnica da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), formada pela diretora de Ensino, Gleice Souza; o chefe do Departamento de Educação Básica, Aldino Schattat; Danielly Matos, da Divisão de Ensino Médio; e Elisa Cavalcante, do Núcleo de Ensino Médio, realizou, esta semana, uma visita técnica a escolas de tempo integral de Recife (PE).

O objetivo foi conhecer as estratégias de implantação dessa modalidade de instituição de ensino público no âmbito da gestão pedagógica, tecnológica e curricular, já que o estado é uma referência em ensino integral. A equipe da SEE foi inclusive recepcionada pela Secretaria de Educação daquele estado.

Equipe técnica da SEE conheceu a experiência das escolas integrais em Pernambuco. Foto: Divulgação

De acordo com Elisa Cavalcante, a ideia de conhecer a experiência pernambucana é possibilitar a expansão do número de turmas no modelo de tempo integral. “A gente veio conhecer para fortalecer e desenhar o nosso modelo”, afirma.

Em Pernambuco, segundo ela, há escolas de tempo integral de 35 e outras de 45 horas, o que não há, por enquanto, no Acre. “Em Pernambuco há escola que funciona com dupla jornada e essa experiência in loco fortalece o nosso plano de expansão”, relata Elisa.

A ideia da visita foi buscar um modelo de ensino em tempo integral que possa trabalhar nos dois turnos e não somente em um, como é atualmente na rede estadual de ensino do Acre. “Com isso, vamos otimizar as nossas escolas e oferecer uma grade com mais horários, já dentro do modelo do novo ensino médio”, diz.

Objetivo da visita foi buscar informações para ampliar a oferta de turmas de tempo integral. Foto: divulgação

Ainda de acordo com a professora Elisa, Pernambuco é referência no ensino integral porque desde 2004 o Estado já trabalhava com esse modelo de ensino. Também há vários modelos de tempo integral, inclusive escolas que atendem anos finais, modelo inédito no Acre.

“Além disso, eles trabalham com a educação técnica e a oferta de duas jornadas na mesma escola de tempo integral. Então a gente vai ver a realidade, os contextos, para tentar aplicar isso em nossas escolas e aumentar o número de estudantes matriculados”, explica.

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