intercâmbio

Governo realiza visitas técnicas em Goiás e Rio Grande do Sul para ampliar oferta de serviços públicos digitais

Com o objetivo de modernizar e desburocratizar a gestão e os serviços públicos ofertados, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), por iniciativa da Diretoria de Modernização e Desenvolvimento Institucional (Dirmod), realiza, esta semana, visitas técnicas aos estados de Goiás e Rio Grande do Sul, para ampliação e implementação de novas ferramentas digitais.

A primeira etapa de reuniões ocorreu em Goiânia, com representantes das secretarias de Estado de Administração (Sead) e de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) de Goiás. Segundo dados da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC), Goiás obteve grande avanço no ranking da Abep-TIC em 2022 em comparação ao ano anterior, fruto de investimentos realizados em 2021.

“É um processo em nível nacional; aproveitamos para trocar conhecimentos sobre boas práticas, metodologias e normativos, por isso é tão importante para o desenvolvimento do Acre a visitação aos estados que lideram o ranking”, destaca o chefe do Departamento de Modernização da Seplag (Demod/Dirmod), Thiago Oliveira.

Primeira etapa de reuniões das equipes em Goiás. Foto: cedida

A ideia é tomar o avanço tecnológico como principal aliado para evoluir com um governo digital voltado para a população. Segundo Rafaela Marques, chefe do Departamento de Melhoria e Inovação de Processos (Demip/Dirmod) da Seplag, o objetivo é instrumentalizar-se para a criação de um projeto de governo digital: “Acompanhamos algumas apresentações sobre o projeto [de Goiás], para ter uma referência de como foi implementada a área de serviço público digital e desenvolver também em nosso estado”.

A segunda etapa de reuniões está sendo realizada também esta semana Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, que é o estado de maior destaque no ranking de inclusão e transformação na capacidade de ofertas de serviços digitais, consolidado nas primeiras posições.

“Este processo é muito importante, conseguimos fazer uma integração com os estados que estão mais avançados no processo de transformação digital e estamos conhecendo boas práticas que já estão em desenvolvimento”, relata Thiago Oliveira.

A segunda etapa de reuniões é realizada no Rio Grande do Sul, estado de maior destaque no ranking. Foto: Cedida