Procon e Ipem realizam ações itinerantes em alusão ao Dia do Cliente

Com o objetivo de orientar os consumidores sobre os seus direitos, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor no Acre (Procon/AC) e o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem/AC) promovem atividades itinerantes na central de Rio Branco.

Uma dessas ações foi desenvolvida nesta quarta-feira, 15, data que correspondente ao Dia do Cliente, quando empresas costumam oferecer promoções, produtos, sorteios ou até mesmo brindes para atrair e agradar os consumidores.

Lojistas do Aquiri Shopping receberam orientações sobre as regras do Código de Defesa do Consumidor. Foto: Rosi Sabóia/Ipem

Para garantir que a data também seja marcada por bons hábitos, de acordo com as recomendações do Código de Defesa do Consumidor (CDC), os agentes técnicos das autarquias estaduais prestaram atendimentos e orientações aos consumidores e lojistas do Aquiri Shopping.

“Nesta data, aproveitamos para estreitar os diálogos com os fornecedores e endossamos que os clientes são o bem maior e que, portanto, devem receber um atendimento de qualidade e ser respeitados, observando sempre o que determina o CDC, o que contribuí para uma boa relação consumerista, em que todos possam ficar satisfeitos”, destaca a diretora-presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque.

Agentes técnicos observam se os produtos estão adequados conforme as normas do Inmetro. Foto: Rosi Sabóia/Ipem

Os atos itinerantes no Aquiri Shopping também contaram o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AC), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomércio/AC) e da Prefeitura de Rio Branco.

“Como se trata de uma área comercial bastante popular, onde transitam, diariamente, cerca de quatro mil pessoas, vemos essas iniciativas com muito entusiasmo, pois elas auxiliam as atividades dos permissionários, entre eles muitos que formalizaram suas lojas recentemente. Ou seja, cada vez mais, eles ganham amparos legais e consequentemente oferecem melhores serviços aos clientes”, relata o membro da gerência do Aquiri Shopping, Gabriel Ribeiro.

Um espaço para atender as demandas dos consumidores que passavam pelo Aquiri Shopping, foi instalado pelo Procon. Foto: Rosi Sabóia/Ipem

Durante a abordagem, os técnicos do Procon/AC dialogaram com os consumidores e lojistas sobre algumas regras do CDC, como o direito do arrependimento, formas de pagamento, emissão de notas fiscais e propaganda enganosa, entre outras.

“Já os técnicos do Ipem/AC apresentaram diversas normas que são estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), exemplificando diversas regras de segurança, embalagens dos produtos, informações nas etiquetas e indicadores de pesos e medidas das mercadorias”, declara o diretor-presidente da autarquia, Tom Sérgio de Menezes.

Diálogos com a população

Há mais de 20 anos atuando na venda de confecções, a lojista Cleonice Barbosa, permissionária do Aquiri Shopping, comenta sobre os trabalhos dos agentes das instituições públicas que estiveram em sua empresa.

“Fico agradecida pelas orientações fornecidas, pois o conhecimento é alma do negócio. Pude conhecer muitas regras que beneficiam tanto a mim quando aos nossos compradores. Ou seja, com mais informações, poderemos fidelizar mais clientes”, avaliou.

A lojista Franscisca Antônia efetua suas reclamações para os agentes técnicos das autarquias. Foto: Rosi Sabóia/Ipem

Seguindo a premissa de que todo fornecedor também é um consumidor, a lojista Franscisca Antônia da Silva aproveitou a presença da equipe do Procon/AC no Aquiri Shopping para registrar reclamações contra empresas de telefonia e fornecedoras de máquinas para pagamentos.

“Certo dia, fui efetuar uma compra e descobri que o meu nome estava no Serasa, por causa de uma conta que eu já tinha pago, e outra, que estava com pagamento pendente, de um produto que não solicitei. Então, vi os servidores do Procon/AC por aqui e já fiz a minha reclamação”, disse.

Canais do Procon

O consumidor que tiver a necessidade de receber algum esclarecimento, fazer reclamação ou denúncia pode utilizar os seguintes canais de comunicação do Procon/AC, que é o número telefônico (68) 3223-7000, também utilizado para o envio de mensagens por meio do WhatsApp, ou 151, de segunda a sexta-feira, das 8 às 13h.

Já os residentes no Vale do Juruá poderão receber orientações e efetivar reclamações ou denúncias por meio do Núcleo do Procon em Cruzeiro do Sul, enviando um e-mail para o endereço eletrônico: procon.cruzeirodosul@ac.gov.br , ou ligando para o número fixo e WhatsApp; 3322-1330, das 7h30 às 13h30.

Além disso, o consumidor poderá registrar uma reclamação, acessando o endereço eletrônico: www.consumidor.gov.br ou baixando no Play Store, o aplicativo do site que está disponível para celulares smartphones e IOS.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter