Saúde presta orientação sobre a nova linha de financiamento da Atenção Primária

A orientação sobre a nova ferramenta foi prestada ao município de Porto Acre

Para orientar os municípios sobre o novo modelo de financiamento da Atenção Primária, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Atenção Primária, Políticas e Programas Estratégicos (Dape), realiza atendimentos aos municípios que buscam capacitação. 

A nova linha de financiamento da Atenção Primária, do Ministério da Saúde (MS), objetiva a eficaz distribuição dos recursos para a Saúde dos municípios, para que assim, todos recebam o valor correspondente ao total de habitantes que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa maneira, os agentes que atuam nessa área, de cada município acreano, devem estar preparados para administrar essa nova ferramenta de captação de recursos. 

A secretária de Porto Acre e funcionário da Atenção Básica do município receberam orientação sobre a nova maneira de captar recurso Foto: Odair Leal/Secom

A secretária municipal de Saúde de Porto Acre, cidade distante cerca de 62 km de Rio Branco, junto com outros profissionais, esteve na Sesacre, na última semana, para alinhar as ações e saber como utilizar essa nova forma de captação de recursos. 

“Esse novo financiamento vai interferir diretamente no recurso do município, então, nós temos áreas rurais e precisamos estar cadastrando novas pessoas. É um trabalho árduo que nós temos agora e futuramente em Porto Acre”, destacou a secretária de Saúde de Porto Acre, Edna Cuiabano. 

De acordo com o chefe do Dape, Luiz Marinho, alguns secretários já estão procurando o setor para obter informações e qualificação sobre a nova linha de financiamento. Assim, segundo ele, “vamos fazer uma oficina geral com todas as mudanças, a qual irá auxiliar os secretários a como entender e trabalhar essa nova forma”, explicou. 

A nova linha de financiamento da Atenção Primária tem como base o cadastramento de usuários do SUS Foto: Odair Leal/Secom

A nova linha de financiamento da Atenção Primária irá trabalhar da seguinte maneira: o município deverá realizar o cadastramento da população que utiliza o SUS pelo viés dos indicadores como faixa etária, ações estratégicas, entre outros. 

Luiz Marinho explica que o objetivo é assistir aos municípios, dando suporte e qualificando os agentes da Atenção Primária para que a distribuição e captação desse recurso ocorra de maneira satisfatória e que a população não seja prejudicada. 

“Nosso foco para esse ano é não deixar que nenhum município fique desassistido e que não perca recurso. Nosso trabalho é esse, melhorar a atenção básica do município com essa nova linha de financiamento que veio para modificar todo o sistema”, finalizou o chefe do Dape, Luiz Marinho. 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter