Com o tema “Uma década conectando cidadania à notícia”, o Ministério Público do Acre realizou na noite desta sexta-feira 13, a premiação dos trabalhos vencedores da 10ª edição do Prêmio Estadual de Jornalismo, realizado pela instituição há 10 anos.
Entre os vencedores, a Agência de Notícias do Acre e a Rádio Difusora Acreana foram destaques nas categorias Estudante e Radiojornalismo, com as matérias do estagiário Disney Oliveira, intitulada “Depressão: É possível ficar de pé sobre o oceano?” e da radialista de Cruzeiro do Sul, Luciana Teixeira, cujo título foi “O Ministério Público levando cidadania através da música”. Este é 18º prêmio conquistado pela jornalista em sua carreira.
Além deles, o repórter fotográfico Marcos Vicentti, que integra a equipe da Secretaria de Comunicação do Estado, foi o primeiro colocado na categoria Fotojornalismo, com uma foto sobre a deficiência física feminina, cuja publicação ocorreu no site de notícias Contilnet.
Durante a celebração do evento, que ocorreu no Palácio do Comércio, em Rio Branco, houve a apresentação da banda musical que integra o projeto Musicalizando Pessoas com Amor, Garotos do Sótão. A iniciativa em realizar o prêmio de jornalismo já é tido pelo Conselho Nacional do Ministério Público como referência em relacionamento com a imprensa, e a ideia é mostrar os avanços nas áreas de atuação do órgão, seja na esfera judicial ou extrajudicial.
Entre os vencedores deste ano foram destaques: Débora Ribeiro, na categoria Telejornalismo, pela TV Gazeta; Juan Diaz, na categoria Jornal Impresso, pelo Jornal Opinião; Janine Brasil, na categoria Webjornalismo, pelo site G1 Acre; Marcos Vicentti, em Fotojornalismo, pelo site ContilNet; Miracélio Amorim, destaque acadêmico em Publicidade, pela Unimeta; Disney Oliveira, na categoria estudante, pela Agência de Notícias do Acre; e Luciana Teixeira, na categoria Radiojornalismo, pela Rádio Difusora Acreana.
“Eu estou muito feliz por ter ganhado o prêmio e acredito que esse momento seja um passo importante para o meu futuro. Eu pude contar com o apoio e a confiança de pessoas especiais, mas, a minha alegria é ainda maior porque a premiação veio sobre um tema muito importante para mim. A depressão é uma doença séria e precisa ser mais debatida e discutida pela sociedade. O Ministério Público do Acre realizou várias atividades durante o Setembro Amarelo e isso, sem dúvidas, é algo que me deixa feliz. É dar a importância correta não apenas ao assunto, mas às pessoas que sofrem com a doença”, disse o vencedor na categoria Estudante, Disney Oliveira, da Agência de Notícias do Acre.