Avaliar a eficácia dos cursos oferecidos pelo Instituto de Educação Profissional Dom Moacyr (IDEP-DM) quanto à inserção no mercado de trabalho; bem como o desempenho e impacto na vida pessoal e profissional dos ex-educandos é o objetivo do Programa de acompanhamento dos profissionais formados em cursos Técnicos ou de Formação Inicial e Continuada.
Para isso, um grupo focal se reuniu nas manhãs destas quarta e quinta-feira, 13 e 14, no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco e na Fundação Hospital do Acre (Funchacre), para falar sobre o desempenho dos técnicos em saúde formados pela Escola Técnica de Saúde Maria Moreira da Rocha, unidade descentralizada do IDEP-DM.
Questionamentos como: qual o papel da Escola Técnica em Saúde dentro da estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS); qual sua importância da Escola na formação técnica dos educandos; se existe melhorias na atuação dos profissionais após sua formação, dentre outros. A idéia é colher subsídios para a melhoria da qualificação profissional.
Entre as áreas avaliadas estão a de Enfermagem, Odontologia e Análises Clínicas. De acordo com o coordenador de Gestão Institucional do Instituto Dom Moacyr Everaldo Araújo, "o programa de acompanhamento é importante para melhorar e identificar problemas, ter o aperfeiçoamento contínuo das ações para saber se o empregador está de fato satisfeito com os serviços prestados por esses profissionais", ressalta.
Para o gerente geral do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco, Marivan Lima Nobre, o programa de acompanhamento de egressos é de fundamental importância, pois permite a constante avaliação do desempenho profissional.
"A idéia é inovadora, pois permite aos gestores colocarem seus pontos de vista quanto aos serviços prestados em suas unidades de saúde. Ao fazermos isso, estamos trabalhando por profissionais mais qualificados e preparados para o serviço público", declara.
Nova metodologia – Para a enfermeira e representante do Conselho Estadual de Educação Elza Fernandes, a metodologia utilizada para conduzir o grupo focal é pertinente com o que se está querendo buscar, no caso, a avaliação dos técnicos em saúde capacitados pela Escola de Saúde Maria Moreira da Rocha.
"O momento é ímpar, percebemos gestores participativos e dispostos a contribuir com a pesquisa e com a elevação profissional. Os questionamentos trabalhados durante o encontro tiveram uma seqüência lógica e direcionada para o que a pesquisa estava querendo saber", enfatizou Elza.
O Sistema de Acompanhamento dos Técnicos Certificados do Instituto Dom Moacyr ocorrerá inicialmente com os ex-educandos da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha nos meses de maio e junho de 2008. Ao todo, foram 329 educandos formados no período de 2004 a 2007 nos cursos Complementação para Técnicos em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental e Técnico em Análises Clínicas.