Com a proposta de oferecer mais agilidade, economia e modernização na digitalização dos processos, o governo do Estado, por meio da Secretaria da Gestão Administrativa (SGA), deu início à implantação do novo Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos e Processos (SEI). Na manhã desta terça-feira, 9, uma apresentação da ferramenta foi realizada aos principais agentes públicos envolvidos.
O sistema é um software que conta com parte inferior do formulário interface amigável e práticas inovadoras de trabalho, tendo como principais características a libertação do paradigma do papel como suporte físico para documentos institucionais.
De acordo com a secretária da Gestão Administrativa, Sawana Carvalho, o SEI, além de digitalizar todos os documentos da gestão, possibilita o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real.
“Essa ferramenta nos permite economizar aproximadamente um milhão de reais somente em 2018. Apesar de atravessarmos uma crise financeira em todo o país, buscamos entre várias soluções economizar o dinheiro público, e a implantação deste sistema é uma delas”, explicou a secretária.
Para o técnico da SGA Luan Sarquis, hoje o SEI foi apresentado a cerca de 20 técnicos do órgão que fazem o trabalho de manuseio, como abertura de processos, memorandos e outros serviços, pois se trata de um portal que cria a Identidade Digital do SEI e estabelece um eficiente canal de comunicação com seus utilizadores.
“Neste primeiro momento, o SEI funcionará na SGA, Secretaria de Planejamento (Seplan) e Controladoria-Geral do Estado (CGE) como projeto piloto, mas a ideia é de que até o fim do ano toda a máquina pública seja atualizada com a nova ferramenta”, destacou Sarkis.
O SEI tem como uma das vantagens, além da inovação tecnológica, fazendo parte da modernização da gestão pública do Acre, o sistema é economicamente viável e também uma forma de transparência administrativa, com o compartilhamento do conhecimento produzido e a sustentabilidade.