O 19º Arraial Cultural encerrou sua programação na noite deste domingo, 9, com a premiação e apresentação das três quadrilhas campeãs. Com a Arena dos Folguedos lotada, a programação ofereceu o show da banda Forró Pesado e outras atrações da cultura popular junina.
Nos sete dias de evento, os organizadores totalizaram um público de 40 mil pessoas. Somente no último dia 10 mil lotaram o espaço do Calçadão da Gameleira.
O Arraial Cultural é realizado pelo governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) com o apoio da Prefeitura de Rio Branco, por intermédio da Fundação Garibaldi Brasil, e da Liga das Quadrilhas Juninas do Acre (Liquajac).
Esta edição apresentou como tema “Tem pescaria, forró e balão, tem quadrilha a noite inteira, tem festança de São João” reforçando o evento como de maior expressividade do calendário artístico-cultural do estado.
Entrega das premiações
Malucos na Roça (1º lugar), Matutos na Roça (2º lugar) e Pega-Pega (3º lugar), foram as vencedoras do concurso.
A entrega da premiação foi feita pela primeira-dama Marlúcia Cândida, Karla Martins, presidente da FEM, e pelo deputado Daniel Zen, que destinou uma emenda parlamentar em apoio ao Arraial Cultural.
A primeira colocada recebeu um cheque no valor de R$ 6,5 mil e uma viagem a Palmas (TO) com ônibus fretado para participar do Concurso Nacional. Outros prêmios também foram entregues, como melhor noivo e noiva, personagem, rainha e rei e animador.
“A cada edição o Arraial Cultural vem promovendo a cultura popular trazendo com isso uma importante contribuição para o segmento junino. É um trabalho importante que esses grupos vêm desenvolvendo em suas comunidades. Todas as quadrilhas fizeram bonito dando o brilho merecedor desse grande evento. Ficamos felizes que nestes sete dias de evento o público lotou o espaço da Gameleira, tão representativo para nossa história e cultura”, disse a presidente da FEM.
Para o coordenador da Malucos da Roça, Bismarck Moura, a sensação de levar o primeiro lugar é de dever cumprido.
“Não dura apenas seis meses o nosso preparo para o concurso dura o ano todo. Concluindo aqui já estamos pensando o tema do ano seguinte. Agora é representar o nosso Acre no nacional com a mesma garra e amor. Agradecemos ao governo do Estado, a FEM por mais uma edição do arraial que vem promovendo a cultura junina no nosso estado”, disse.
Marlúcia Cândida fez a entrega da premiação para a quadrilha vencedora. “Parabéns a todos os quadrilheiros porque o importante é valorizar a cultura popular. Vocês passam o ano elaborando toda a apresentação para fazer bonito. Todos aqueles que de alguma maneira dentro de seu coração se sentiu feliz de dançar representando o seu grupo, contem com o governo no incentivo a essa rica cultura”, disse.
Após a premiação, o grande momento de consagração foi quando os brincantes dos três grupos vencedores formaram um único cordão junino. O público aplaudiu o verdadeiro show de cultura popular.