Comitiva do Chile estabelece contato com o governo do Estado

O governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM), acompanha uma comitiva da cidade de Temuco, no Chile, que está em Rio Branco desde o começo da semana, a fim de conhecer a produção artístico-cultural acreana, incluindo o patrimônio histórico, para estabelecer um termo de cooperação entre os dois países, assim como já ocorre com a Bolívia e o Peru.

O grupo, composto pelo diretor do Departamento de Antropologia da Universidade Católica de Temuco, Mario Samaniego, e pelas vereadoras Sara Castillo e Veronica Motran Garrido, também se reuniu com representantes da Universidade Federal do Acre (Ufac), na última segunda-feira, 30.

Governo apresenta os principais espaços culturais e de memória para a comitiva do Chile (Foto: Assessoria/FEM)

Governo apresenta os principais espaços culturais e de memória para a comitiva do Chile (Foto: Assessoria/FEM)

A conversa tratou da possibilidade de intercâmbio de estudantes e professores e da realização de pesquisas em conjunto, como uma forma de potencializar os cursos de pós-graduação, principalmente nas áreas de sociologia, letras e antropologia.

Em relação ao governo, o chefe do Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural (DPHC), Libério Souza, explica que uma parceria desse porte deve, preferencialmente, ser articulada entre instituições federais. “No entanto, descobrimos que também é possível consolidar essa relação com o envio de uma carta de intenções”, afirmou.

Agora, a diretora-presidente da FEM, Francis Mary Alves de Lima, vai encaminhar o documento para a prefeitura e universidade de Temuco, com a finalidade de que, futuramente, o Brasil, através do Acre, possua uma agenda sólida e compartilhada com o Chile, para discutir questões relacionadas à arqueologia e aos diversos segmentos da cultura. A comitiva encerra a visita nesta sexta-feira, 4, no Seringal Cachoeira, em Xapuri.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter