O programa Ramais do Povo, um investimento de R$ 77 milhões, foi criado para fortalecer ainda mais a política de melhoramento e abertura de ramais no Acre, para garantir o escoamento da produção agrícola, o acesso dos estudantes às escolas e do programa Luz para Todos. Em Epitaciolândia, as metas estipuladas para este ano estão próximas de ser fechadas. O governo cedeu à prefeitura uma patrulha mecanizada completa, que deve trabalhar prioritariamente no Ramais do Povo.
O programa é uma iniciativa do governo do Estado, executado com recursos próprios por meio de convênios com as prefeituras, que receberam patrulhas mecanizadas e combustível para melhorar ou pavimentar as estradas. As pontes e bueiros – obras de arte essenciais para garantir a durabilidade das vias – também serão feitas, e o programa prevê R$ 20 milhões para estas obras.
O termo de cooperação deste ano com a prefeitura de Epitaciolândia – celebrado pelo do Deracre – prevê a disponibilização, por parte do governo, de 32,915 mil litros de combustível proveniente de convênio com o Incra e mais 35 mil litros oriundos do programa Ramais do Povo. Até agora a prefeitura do município já recebeu 10 mil litros do convênio com o Incra e 20 mil do recurso do Ramais do Povo (Proinveste).
“Já foram feitos 90 quilômetros de ramais dos 113 que a prefeitura propôs fazer fora de áreas de assentamentos, além de 19 quilômetros do Ramal do Prata, que está sendo concluído, e dos 52 quilômetros que foram acordados, que fazem parte de assentamentos do Incra. Ainda há saldo de combustível suficiente para que a prefeitura execute o restante dos ramais previstos no convênio e cumpra a meta do programa dentro dos prazos”, explica o assessor especial do governo do Estado, Mauro Ribeiro.
O governo do Estado entregou uma patrulha mecanizada para a prefeitura de Epitaciolândia em 2011. A patrulha é composta por uma motoniveladora, trator de esteiras, pá-carregadeira, retroescavadeira e duas caçambas. Ribeiro explica que, diferentemente do que foi especulado e informado aos produtores, o governo não se comprometeu a ceder mais nenhum equipamento para o município.
“O governo vai continuar apoiando os produtores rurais e investindo no fortalecimento da produção, esperando também que todas as metas acordadas com as prefeituras sejam cumpridas a tempo. Quanto à patrulha mecanizada, como foi especulado, o governador Tião Viana deixa claro que não dispõe de outros equipamentos que possam ser cedidos e em nenhum momento tratou desse assunto com quem quer que seja”, esclareceu o assessor.
Uma equipe do governo é responsável pela fiscalização, de forma permanente, sobre a execução do convênio. “E para isso nós contamos com o apoio das associações e cooperativas de produtores, com quem o governo mantém um diálogo constante”, explicou Ribeiro.