Chef Mara Alcamim ministra oficinas e palestra no encontro Sabor e Saber

Chef Mara Alcamim propõe intercâmbio entre a cultura gastronômica do Acre e a do Cerrado (Foto: Divulgação)
Chef Mara Alcamim propõe intercâmbio entre a cultura gastronômica do Acre e a do Cerrado (Foto: Divulgação)

No Acre, a gastronomia cada vez mais se consolida e aponta perspectivas de crescimento no mercado. Para incentivar o setor, o governo do Estado e o Sistema Fieac realizam o evento Sabor e Saber – Encontro de Gastronomia no Acre.

De 8 a 11 deste mês, o encontro idealizado pela primeira-dama, Marlúcia Cândida, propõe o intercâmbio entre a cultura gastronômica do Acre e a do Cerrado. Quem comanda a mistura de sabores entre os territórios gastronômicos é a chef Mara Alcamim, do restaurante Universal Diner, em Brasília (DF).

Dirigido a vários públicos, o Sabor e Saber contempla cinco oficinas com 20 vagas cada e uma palestra. A formação será realizada na Unidade Móvel de Panificação e Confeitaria do Senai, em frente ao quartel da Polícia Militar, no centro de Rio Branco.

Troca de saberes

Ao combinar sabores tradicionais com pitadas de inovação, Mara Alcamim pretende estimular o potencial criativo dos participantes, proporcionar um espaço de troca de saberes entre estudantes, profissionais da área e público em geral, além de motivar práticas de empreendedorismo e sustentabilidade.

Para conhecer um pouco da cultura gastronômica e cadeias produtivas de proteína animal, a chef visitará a Central de Abastecimento de Rio Branco (Ceasa), o Mercado Elias Mansour e os empreendimentos Peixes da Amazônia e Cordeiros da Amazônia, na terça-feira, 8.

Sabor e Saber tem o apoio do Deck Fresh Food & Lounge, Supermercados Araújo, gabinete da primeira-dama e Prefeitura de Rio Branco.

Oficinas gastronômicas

Com o tema “Moqueca de Pirarucu com Cajuzinho do Cerrado”, jovens e adolescentes de escolas da rede pública da Cidade do Povo participam da oficina de abertura, no dia 9, às 9 horas.

Segundo Marlúcia Cândida, a presença dos alunos é importante, principalmente por residirem no bairro onde está sendo implantada a Escola de Gastronomia e Hospitalidade do Acre, projeto do governo do Estado.

“A ideia é sensibilizá-los para essa arte rica de sabores, que gera renda, empreendedorismo e sustentabilidade. Os alunos farão sua primeira incursão no mundo da gastronomia. A escola terá um novo olhar para eles”, comentou Marlúcia Cândida.

Na parte da tarde, às 16 horas, as permissionárias dos mercados Novo Mercado Velho e dos Colonos participam do tema Êxodo Urbano, Resgate da Gastronomia da Roça.  Receita: Carne de Lata.

Nos dias 10 e 11, o evento é para o público em geral, chefs e cozinheiros. Os temas serão: Moqueca de Pirarucu com Cajuzinho do Cerrado, Comida do Cerrado e Êxodo Urbano, Resgate da Gastronomia da Roça. As inscrições para esses dois dias podem ser feitas pelo celular (68) 99952-2978 com Jennay Isper.

“Apenas essas oficinas são pagas e com inscrição antecipada. Parte da renda será revertida para a Cades, que atende 40 entidades sociais”, explica Patrycia Lopes, coordenadora do evento.

O Sabor e Saber se encerra com a palestra aberta ao público O Ano em que Morri, na Filmoteca da Biblioteca Pública, na sexta-feira, 11, às 16h30.

Sobre a chef

Autodidata, busca o novo e comanda uma cozinha criativa, com temperos marcantes e mesclas inesperadas de sabores, que agregam ingredientes regionais e importados, elaborados com técnicas da alta cozinha. Em suas viagens pelo mundo, faz questão de conhecer as feiras livres dos lugares que visita.

Atualmente, dedica-se exclusivamente à cozinha do Universal, em Brasília. Inaugurada em 12 de dezembro de 1997, a casa é membro da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO SABOR E SABER

08/11 – Visitas:  6h30 – Ceasa

8h – Mercado Elias Mansour

9h – Peixes da Amazônia

15h – Cordeiros da Amazônia

09/11 – 8h – Abertura do Evento – Unidade Móvel de Panificação e Confeitaria do Senai, em frente ao Quartel da Polícia Militar, no centro de Rio Branco.

09/11 – 9h – Oficina gastronômica tema “Moqueca de Pirarucu com Cajuzinho do Cerrado” – Público: jovens e adolescentes de escolas da rede pública da Cidade do Povo e alunos da escola Maria Moreira/IDM – 20 vagas

09/11 – 16h – Oficina gastronômica tema “Êxodo Urbano, Resgate da Gastronomia da Roça. Receita: Carne de Lata” – Público: Permissionárias do Mercado – 20 vagas

10/11 – 9h – Oficina Gastronômica tema “Moqueca de Pirarucu com Cajuzinho do Cerrado”. Inscrição: (68) 99952-2978 com Jennay Isper. – Público em Geral – 20 vagas

10/11 – 15h – Oficina Gastronômica tema “Êxodo Urbano, Resgate da Gastronomia da Roça – Público: Chef’s e Cozinheiros – 20 vagas. Inscrição: (68) 99952-2978 com Jennay Isper.

11/11 – 9h – Oficina Gastronômica tema “Comida do Cerrado”- – Público: Chef’s e Cozinheiros – 20 vagas. Inscrição: (68) 99952-2978 com Jennay Isper.

11/11 – 16h30 –  Palestra “O Ano que Morri” – Público em Geral – 110 vagas Local: Filmoteca da Biblioteca Pública

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter