Começa campanha de vacinação contra a febre aftosa

rebanho acreano que deve ser vacinado contra a febre aftosa é estimado em mais de 2.8 milhões de animais (foto: Leônidas Badaró)
Rebanho acreano que deve ser vacinado contra a febre aftosa é estimado em mais de 2.8 milhões de animais (foto: Leônidas Badaró)

O Acre inicia nesta terça-feira, 1, mais um período importante para a garantia da qualidade do rebanho bovino no estado.

É a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que vai até o dia 30 deste mês e tem por objetivo imunizar todo o gado acreano.

Diferentemente da primeira fase, realizada em maio, quando a maioria dos municípios do estado só precisou vacinar os animais até 24 meses de idade, agora os pecuaristas são obrigados a imunizar todo o rebanho.

“Essa fase é diferente. Costumamos dizer que em novembro é ‘de mamando a caducando’ a campanha de vacinação. Todos os animais, independentemente da idade, devem receber a vacina”, destaca Ronaldo Queiróz, diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf).

Para que a vacina chegue a todas as propriedades rurais do estado, mesmo as que estão localizadas em áreas de difícil acesso, o Idaf realiza um planejamento estratégico que garante a logística necessária para a cobertura vacinal.

São mais de cem profissionais envolvidos na campanha, além do uso de veículos, animais, barcos e canoas.

Queiróz destaca o apoio que o governo recebe do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária (Fundepec). “Não posso, a cada início de campanha, esquecer essa importante parceria com o Fundepec, que faz com que o Acre alcance ótimos índices de cobertura vacinal.”

Qualidade do rebanho bovino acreano é resultado da parceria entre governo e criadores de gado (foto: Leônidas Badaró)
Qualidade do rebanho bovino acreano é resultado da parceria entre governo e criadores de gado (foto: Leônidas Badaró)

Declaração online entra em fase de testes

A política de defesa animal no estado, que faz com que o Acre alcance bons índices a cada campanha de vacinação, resulta no reconhecimento pela Organização Mundial de Saúde Animal como zona livre de febre aftosa há mais de uma década.

Na primeira etapa, o estado alcançou a melhor média da história, quando mais de 99% do rebanho bovino foi vacinado.

Levantamento do Idaf estima que existam mais de 2,8 milhões de animais espalhados em mais de 20 mil propriedades rurais no Acre.

Uma novidade dessa segunda etapa é a implantação da declaração de vacina online.

Com o serviço, o criador de gado vai poder declarar que vacinou o rebanho pela internet, sem a necessidade de ir até um escritório do instituto.

“Essa é mais uma inovação que estamos proporcionando ao produtor rural acreano. Estamos em fase de testes, e na primeira campanha do ano que vem, a declaração online já vai estar disponível a todos os pecuaristas”, afirma Queiróz.