Encerrou-se nesta quinta-feira, 2, o treinamento de capacitação para operacionalizar Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (Sies).
O curso foi realizado em Manaus, no Amazonas, onde fica localizada a sede da gerência de Insumos Estratégicos/GIES/FVS, e teve a participação de servidores da Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre).
O Sies é um sistema logístico de medicamentos e praguicidas, de fácil acesso, autoexplicativo e que atende os níveis federal, estadual e municipal. Por ser online, possibilita o compartilhamento de informações dos estados com o Ministério da Saúde (MS) e os municípios.
O sistema também auxilia no controle eficiente do estoque, segurança de informação, rapidez na busca e agilidade do fluxo de otimização dos processos.
O objetivo do treinamento é enfatizar a importância da implantação do sistema no estado. “O controle do estoque de insumos estratégicos era feito em Excel, praticamente de maneira manual. O Sies é muito mais seguro e, por meio dele, fazemos o controle e monitoramento real do estoque do estado e dos municípios”, relatou Eurenice Lima, gerente de Insumos Estratégicos – AM.
O técnico da Diretoria Vigilância em Saúde (DVS) da Sesacre Dorian Jinkings participou de todo o treinamento em Manaus, estando apto a realizar o inventário do estoque de medicamentos e praguicidas da saúde estadual.
“Isso vai facilitar muito o gerenciamento dos insumos e aumentar a praticidade. Teremos condições de saber, em tempo real, informações sobre os estoques dos Insumos Estratégicos [Medicamentos para Malária e Praguicidas] nos municípios”, disse Jinkings.
De acordo com ele, a partir da capacitação do sistema Sies, os municípios poderão alimentar o sistema, com base na demanda, implementando e fortalecendo a rede de informações sobre os insumos estratégicos.