Governo planeja doação de terreno para entidades veterinárias

Com a parceria, sociedade e a classe veterinária serão fortalicidas (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Com a parceria, sociedade e classe veterinária serão fortalecidas (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Em reunião com o Conselho Regional e a Associação Acreana de Medicina Veterinária nesta quinta-feira, 2, na Casa Civil, o governador Tião Viana anunciou a doação de terreno para as entidades. Com a ideia de realizar uma casa do veterinário, as entidades, com o apoio do Estado, vão atender um interesse público de fomentar os profissionais e estudantes da área.

Retomando o diálogo aberto quando era presidente da associação, Joaquim Medeiros explica que o empreendimento terá papel importante para os profissionais veterinários e estudantes. “No local, que ainda será definido, poderemos abrigar cursos, videoconferências e palestras, entre outras discussões. Haverá também um local para estadia dos veterinários e estudantes que estejam em trânsito na cidade”, afirmou Medeiros.

Francisco Gonçalves, secretário do conselho, garante os benefícios que um local próprio para os médicos veterinários pode trazer. “Isso fortalece a classe, que é tão importante para a sociedade. Poderemos agregar mais valor aos profissionais, e assim prestar um serviço melhor para a sociedade”, assegurou Gonçalves.

Cerca de 260 profissionais estão registrados no conselho. Entre as ações diretas de cuidados com os animais, eles são responsáveis também pela inspeção e fiscalização de produtos alimentícios de origem animal no estado, como manteiga, linguiça e queijo, além dos locais de abate e beneficiamento desses produtos.

“A economia rural depende muito dos médicos veterinários, e as entidades que os abriga. Com o terreno que o Estado doará, poderá ser construído um local que abrigará o conselho e seus profissionais, e a associação fornecerá o espaço para educação e fomento de novos veterinários”, destacou o governador Tião Viana, dando total apoio à parceria.