Foi comemorado na sexta-feira, 6, o Dia das Mães no Centro Socioeducativo (CS) Purus, em Sena Madureira, a 144 quilômetros de Rio Branco.
A homenagem às mães foi uma iniciativa da direção da unidade juntamente com a presidência do Instituto Socioeducativo (ISE).
Nas comemorações desenvolvidas das 8 às 12 horas, houve apresentação de atividades ecumênicas e outras atividades de interação entre internos e familiares. Atualmente 60 socioeducandos cumprem medidas no CS Purus.
Segundo o presidente do ISE, Rafael Almeida, o evento tem como propósito humanizar o espaço e criar oportunidades para as famílias comemorarem essa data tão importante, junto com os socioeducandos, uma vez que elas são fundamentais no processo de ressocialização dos internos.
“O governo do Estado está firmando parcerias para ampliarmos as boas políticas de inclusão dentro dos Centros. Nosso objetivo é ensinar atividades que possam colaborar para uma aquisição profissional fora do ambiente de internação, porque para nós todo dia é Dia das Mães”, disse Almeida.
Cúmplice sem intenção
“O projeto da igreja junto com o instituto faz toda uma diferença tanto para os jovens internos como para os pais, na preparação da reinserção no seio social. Não é difícil encontrarmos mães que se tornaram cúmplices desses adolescentes, sem a intenção, pelos simples fatos de não saber dizer não ao filho que tanto ama”, disse a pastora Andila Brito.
A doméstica Maria José dos Santos Ferreira, que tem um filho de 17 anos cumprindo medidas, disse que a homenagem é valida, sim. “Para mim, não importa se vão se passar três meses ou três anos, o que realmente vale é acreditar que meu filho vai sair da internação transformado, para viver em sociedade. Esse caminho é escuro e espinhoso, não faltaram conselhos”, ponderou.