Inspeção federal garante qualidade de produtos da Peixes da Amazônia

Em maio, o complexo completa um ano do serviço de inspeção federal (Foto: Angela Peres/Secom)
Em maio, o complexo completa um ano do serviço de inspeção federal (Foto: Angela Peres/Secom)

“Aqui todos os dados são acompanhados, arquivados e apresentados em auditorias”, relatou o fiscal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) Pedro Rocha, responsável pela inspeção técnica realizada diariamente no Complexo de Piscicultura da Peixes da Amazônia.

O fiscal realiza monitoramento diário (Foto: Angela Peres/Secom)
Fiscal realiza monitoramento diário (Foto: Angela Peres/Secom)

O complexo, que dispõe do Selo de Inspeção Federal (SIF), tem nesse monitoramento a garantia da qualidade do que é processado no frigorífico, comercializado no mercado local e exportado para outros estados.

Complexo tem uma sala específica da fiscalização (Foto: Angela Peres/Secom)
Complexo tem uma sala específica da fiscalização (Foto: Angela Peres/Secom)

O acompanhamento técnico vai desde a limpeza dos ambientes até o armazenamento e saída de pescado. “Na verdade, são muitas exigências, tudo com o intuito de manter o padrão de qualidade e evitar desperdícios. Por isso, é um esforço coletivo do Mapa e da empresa”, comenta Rocha.

Além de planilhas e relatórios, são realizadas análises de água e coletas de amostras de pescado periodicamente para serem enviadas a laboratórios. “Neste momento, em que o Acre vive o crescimento na indústria e na exportação e se destaca com cortes de pescado que não se veem em outros lugares da Amazônia, precisamos realmente da certeza de que esse padrão será mantido e melhorado cada vez mais”, concluiu.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter