Saúde Itinerante apresenta relatório de ações à Secretaria de Planejamento

O Saúde Itinerante tem como principal desafio garantir a equidade no acesso com cobertura universal e gratuita (Foto: Junior Aguiar/Sesacre)
O Saúde Itinerante tem como principal desafio garantir a equidade no acesso com cobertura universal e gratuita (Foto: Junior Aguiar/Sesacre)

A equipe do Programa Saúde Itinerante esteve reunida na quarta-feira, 23, com o secretário de Estado de Planejamento, Márcio Veríssimo, e representantes do gabinete da vice-governadora Nazareth Araújo, para realizar uma breve apresentação do programa. O encontro ocorreu no mezanino da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

A coordenação apresentou as atividades executadas desde a criação do projeto. De forma simples e bem-humorada, a coordenadora do Saúde Itinerante, Celene Maia, demonstrou aos presentes os desafios enfrentados por ela e sua equipe para a execução do trabalho.

“Já percorremos muitos ramais, muitas horas de viagem de barco, para chegarmos até os locais de atendimento. Já utilizamos até a casa dos moradores para improvisar consultório, tudo para que o atendimento não fosse prejudicado. São muitas histórias boas e também tristes nesses anos todos em que o Saúde Itinerante está em funcionamento, mas eu e toda a minha equipe temos orgulho de fazer esse trabalho”, disse Celene.

O Saúde Itinerante tem como principal desafio garantir a equidade no acesso com cobertura universal e gratuita, buscando alternativa assistencial adequada e em tempo oportuno, observando sempre a questão deslocamento do usuário e o seguimento do tratamento.

As localidades a serem atendidas são definidas de acordo com os indicadores de saúde dos municípios. “Comunidades isoladas, com atenção de necessidades especializadas à saúde, reguladas pela unidade básica local, são as prioridades”, esclarece a coordenadora.

Para Celene Maia, o maior benefício que o programa leva à população é a assistência integral e resolutiva no local de moradia, além da garantia da continuidade do tratamento indicado, encaminhando, quando necessário, os usuários a serviço de referência de média e alta complexidades.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter