Com o objetivo de aproximar cada vez mais a Polícia Militar do Acre (PMAC) da comunidade escolar, o comando da corporação tem intensificado a presença policial nas unidades de ensino da capital. Nesta semana, o Comando do Policiamento Operacional I (CPO-I) apresentou os dados estatísticos da modalidade de serviço referente ao ano de 2015.
Responsável por atender às cinco regionais da capital, o Policiamento Comunitário Escolar visa oferecer, além de visitas às unidades de ensino, palestras que conscientizam os alunos e os profissionais da área de educação sobre os mais variados temas.
De acordo com o setor de Análise Criminal do CPO-I, no ano de 2015 foram apresentadas, em toda a capital, mais de 600 palestras e realizadas mais de sete mil visitas a comunidades escolares.
“São números muito relevantes. E esse é um trabalho de suma importância que nós realizamos. Entendemos que é preciso trabalhar na base, na formação dos nossos adolescentes, para colhermos uma sociedade de paz”, destacou o comandante-geral da PM, coronel Júlio César dos Santos.
Outras modalidades de Policiamento Comunitário
A Polícia Militar tem adotado nos últimos anos diversas formas de policiamento para aproximar a corporação da comunidade escolar, por meio dos programas sociais como a Guarda Mirim e o já tradicional Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).
O Proerd, desde sua implantação em 1999 no Acre, já atendeu mais de 126 mil crianças.