Acre terá comitê político voltado para população em situação de rua

A vice-governadora anunciou que a celebração do aceite para a criação do Comitê será nesta quarta (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Vice-governadora anunciou que a celebração do aceite para a criação do comitê será nesta quarta (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana, a vice-governadora Nazareth Araújo e o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Nilson Mourão, reuniram-se na Casa Civil nesta terça-feira, 5, para tratar da criação do comitê político que tem a responsabilidade de desenhar no seu aspecto de atuação a política estadual para a população em situação de rua. A celebração do aceite para a criação do comitê será nesta quarta-feira, 6.

Nazareth Araújo contou que, entre as metas da Política Nacional dos Direitos Humanos, está a questão do trabalho que é feito com uma política para a população de rua, como abordagem, assistência e apoio à população.

“Isso é algo que casa com várias outras políticas. Dentro do nosso estado, em 2015, buscamos a sensibilização de várias entidades não governamentais para esse trabalho, a fim de chegarmos a uma conclusão de como seria feita nossa política estadual de população de rua”, contou a vice-governadora.

“Em 2015, foram feitas várias reuniões, pelo gabinete da Vice-Governadoria, sendo capitaneadas pela SGA [Secretaria de Gestão Administrativa] e Sejudh [Secretaria de Justiça e Direitos Humanos], que são nossos representantes estaduais junto ao nacional, responsáveis pela condução dessa política”, ressaltou Nazareth.

Acre inserido no sistema nacional

A vice-governadora destacou, ainda, que quando a ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Nilma Lino, esteve no Acre, o secretário Nilson Mourão entregou a adesão do estado a um sistema nacional para pessoas em situação de rua, o qual já está tramitando em Brasília.

Nilson Mourão pontuou que o evento tem a finalidade de fortalecer a política relativa à população de rua, e que o comitê estadual, que será oficializado amanhã, é uma condição para que o Acre tenha acesso a esse sistema nacional.

“É um desejo do governador Tião Viana que o estado esteja envolvido diretamente nessa política, tendo em vista que sua atribuição maior é de responsabilidade da prefeitura, mas estamos trabalhando juntos para constituí-la”, disse Mourão.

União de forças

Entre as entidades não governamentais parceiras do comitê estão a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AC), Associação dos Municípios do Acre (Amac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Cáritas, Diocese de Cruzeiro do Sul, Instituto Ecumênico, Associação dos Moradores de Rio Branco (Umarb), Associação dos Homossexuais do Acre, Central de Apoio às Entidades de Saúde (Cades), Rede Acreana de Homens e Mulheres, representantes do Centro de Defesa dos Direitos Humanos, Educação e População do Acre, e Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros do Acre.