Testes vocacionais orientam alunos da rede pública para o Enem

orientação 1
Programa é uma política da SEE para ajudar alunos na escolha da carreira (Foto: Assessoria SEE)

No próximo dia 8, serão divulgadas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), momento em que estudantes de todo o país deverão optar por uma carreira profissional.

Para apoiar a decisão, mais de seis mil alunos da rede pública do Acre participaram de testes vocacionais oferecidos pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), em parceria com a Uninorte.

O programa de Orientação Vocacional e Profissional é ofertado desde 2011 e norteia as tomadas de decisões. Os testes levam em consideração os interesses, valores, personalidades e limites de cada orientando, já que muitas dúvidas estão em torno de influências familiares, questões sociais e econômicas.

“Todo o processo é realizado antes do Enem, pois esse é um momento importante na vida do jovem. A escolha determinará seu futuro. Assim, é necessário que ele faça suas opções de modo consciente de suas habilidades e competências”, destacou a psicopedagoga Vera Silva.

Em 2015, o projeto atendeu 6.729 estudantes do ensino médio de Rio Branco. Lucas Carvalho, da Escola Estadual José Ribamar Batista, foi um dos beneficiados e avalia: “É muito difícil fazer a escolha certa. Os testes nos ajudam a refletir sobre o futuro”.

Lucas: "Os testes ajudam" (Foto: Assessoria SEE)
Lucas: “Os testes ajudam” (Foto: Assessoria SEE)

A iniciativa segue metodologia própria: primeiro são realizadas palestras sobre orientação profissional, seguidas por projeções de filmes motivacionais, depois aplicação de testes psicológicos, um de maturidade e outro de avaliação profissional. Por fim, é realizado um estudo individual das competências do orientando.

Todas as etapas são importantes, pois indicam os campos e as profissões em que o aluno possui maior aptidão, e o programa pode ser uma saída para aqueles que estão em dúvida, ao fechar o processo com, no máximo, três profissões.

“É nessa hora que o jovem pode refletir sobre o mercado de trabalho, os desafios de cada carreira e quais as habilidades que tem para se adaptar a uma função, sem deixar de lado o emocional”, frisou Vera.