O Corpo de Bombeiros Militar de Cruzeiro do Sul comemorou antecipadamente o Dia Nacional do Bombeiro, que ocorre no dia 2 de julho. O evento contou com a presença do comandante-geral dos Bombeiros, coronel Pires, do comandante do 61º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), tenente-coronel Guerra, e do presidente da Associação Comercial do Alto Juruá (ACAJ), Marcos Venício Alencar, e de empresários que mantêm parceria com o CBM.
Na confraternização aconteceram a apresentação da nova turma de Bombeiros Mirins, formada por 40 adolescentes com idades entre 12 e 14 anos, o encerramento do curso de Guarda-Vidas Amador para a turma de Rodrigues Alves e o início da 7ª edição da competição estadual “Bombeiro Durão 2012”.
Os novos bombeiros mirins e os novos guarda- vidas amadores passaram pelo “batismo” tradicional, quando tomaram um banho de mangueira. Os cursos de bombeiros mirins foram iniciados em Cruzeiro do Sul há três anos e se espalharam pelo Estado. Hoje só naquela cidade 140 crianças participam – em todo o Estado o número chega a 400. Na turma de guarda-vidas amadores, chamou atenção a presença de uma mulher, a jovem Edna Maria Nascimento Oliveira.
Ela conta que já sabe nadar desde criança. Também já tinha excelente preparo físico, como frequentadora de academia. “Eu me considero uma mulher guerreira; quando eu me inscrevi riram de mim porque outra mulher inscrita havia desistido. Na primeira corrida mostrei que tenho resistência. Para mim a prova mais difícil foi nadar, submersa, os 25 metros da piscina” recorda.
O guarda-vidas amador Pedro Souza Neri recebeu seu certificado no dia em que completou 48 anos, o que para ele foi motivo de dupla alegria. Ele se diz capacitado para resgatar uma pessoa num salvamento aquático.
Novidades para os bombeiros
O comandante Pires lembrou que o primeiro grupamento de bombeiros surgiu por decreto do então imperador Dom Pedro II, em 1856. Em 1954, o presidente Getúlio Vargas instituiu o 2 de julho como data consagrada ao soldado do fogo. Pires agradeceu ao governador Tião Viana pelo apoio à corporação. “Temos 331 bombeiros na ativa em todo o Estado e o governador autorizou a abertura de concurso público para contratação de mais 250, sendo 200 homens e 50 mulheres.”
Pires também agradeceu ao governador pela apresentação de projeto ao BNDES, no valor de R$ 13 milhões, para equipar os corpos de bombeiros e batalhões florestais para o combate ao fogo. O projeto prevê ainda a capacitação dos profissionais e curso de pós-graduação em gestão ambiental.
O dirigente do “Bombeiro Durão”, tenente-coronel Mundim, explicou que essa é a sétima edição da competição, sendo a primeira realizada fora da capital. Para ele, as instalações do quartel do CBM em Cruzeiro do Sul possibilitam as competições, que agregam 14 provas, todas relacionadas com as atividades do bombeiro. Elas medem a capacidade física, técnica e, acima de tudo, psicológica dos bombeiros que mais se destacam em seus quartéis.