Jonas Oliveira é produtor rural do Ramal da Piçarreira, localizado no quilômetro 6 da estrada AC-40. Por muito tempo, a criação de gado foi a sua principal atividade produtiva.
Ao longo dos últimos anos, acompanhando os investimentos que o governo do Acre tem feito na cadeia produtiva da piscicultura, Jonas decidiu que era hora de investir em outra produção.
Decidido a criar peixes, o produtor rural esbarrava na falta de recursos para construir os tanques. Resolveu procurar apoio na Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof).
Ele custeou o conserto de peças e a manutenção de algumas máquinas e já está vendo em sua propriedade a construção de quatro tanques, que representam mais de dois hectares de lâmina de água.
“Sem o apoio do governo, jamais teria condições de construir esses tanques. A secretaria propôs a parceria e eu encarei o desafio”, afirma o produtor.
Jonas esclarece os motivos que o fizeram decidir pela criação de peixes. “Percebi que o governo está incentivando muito a piscicultura. Sei que o desenvolvimento do estado vai vir da piscicultura. Hoje, criar peixes dá muito retorno”, destaca.
O chefe da cadeia produtiva da piscicultura na Seaprof, Cledir Caetano acompanhou o trabalho de construção dos tanques. “Essa aqui é uma área propícia para a criação de peixes. Esse é o tipo de parceria que nos empolga.”
Assim que ficarem prontos, os tanques vão receber alevinos das espécies de pirapitinga, piau, curimatã, tambaqui e surubim.