O Acre zerou as filas de exames de ressonância magnética, tomografia computadorizada e raio-X existentes no Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado.
O anúncio foi feito pelo governador Tião Viana e o secretário de Estado de Saúde, Armando Melo, na tarde desta quarta-feira, 14.
O feito foi conquistado principalmente pela atuação do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into/Acre), inaugurado em julho deste ano.
Até agora, foram realizados 10.234 exames de radioimagem, que atenderam 7.005 pacientes no Into. Em média, são realizados cerca de 200 exames por dia.
O CDI funciona de segunda a sábado, a partir das 7 horas, sem intervalo para almoço, encerrando as atividades às 18 horas.
Segundo o secretário Armando Melo, as filas desses exames estão zeradas. “Os pacientes que ainda precisam fazer os exames são justamente aqueles que estão com cadastros desatualizados, e cujo contato não conseguimos. Por isso, pedimos que essas pessoas entrem em contato com a Sesacre para realizar seus exames imediatamente”, recomendou.
O secretário ressaltou que os exames de ultrassonografia só não estão zerados porque alguns são muito específicos, mas a fila reduziu drasticamente.
Para oferecer mais agilidade e comodidade aos pacientes, a Central de Regulação do Estado entra em contato, por telefone, com aqueles que estão com agendamento para esses exames no Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco, informando o dia e a hora do atendimento.