Procon participa de audiência pública por energia elétrica de qualidade

 

A falta de qualidade no fornecimento da energia foi a questão central da reunião (Foto: Cedida)
A falta de qualidade no fornecimento da energia foi a questão central da reunião (Foto: Cedida)

O auditório da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) foi palco, na tarde desta quarta-feira, 14, de uma audiência pública com foco na qualidade, no preço e nos constantes apagões de energia elétrica ocorridas nos últimos 90 dias em Rio Branco.

A iniciativa foi da Comissão de Defesa do Consumidor da Aleac, presidida pela deputada Juliana Rodrigues. Participaram representantes dos poderes Executivo e Legislativo, Ministério Público, trabalhadores rurais, associações, lideranças comunitárias e representantes da Eletrobrás Distribuição Acre.

Segundo a chefe da Divisão de Fiscalização do Procon/AC, Fran Britto, pelo quinto ano consecutivo a Eletrobrás lidera a lista de empresas com maior número de reclamações feitas por consumidores.

“A queixa mais frequente é a falta de qualidade no fornecimento da energia. De janeiro a setembro deste ano já registramos 928 reclamações. O que prova que aquele órgão não está preocupado com a má qualidade dos serviços prestados e nem com a liderança no ranking de insatisfação dos consumidores acreanos”, frisou Fran Britto.

Na avaliação da deputada Juliana Rodrigues, a falta de qualidade no fornecimento compromete a vida das pessoas que residem nas zonas urbana e rural. “Não basta apenas gerar energia. É preciso que chegue com qualidade, até porque não é barato o preço que o consumidor paga”, ponderou.

A questão do preço também foi um dos pontos abordados. A conclusão do encontro é de que há a necessidade de um aprofundamento das discussões, inclusive com o conhecimento do contrato de concessão.