Melancia: uma nova alternativa para os agricultores do Acre

Em 17 hectares, produtores esperam colher 500 toneladas de melancia a cada dois meses (Foto: Elias Jorge)
Em 17 hectares, produtores esperam colher 500 toneladas de melancia a cada dois meses (Foto: Elias Jorge)

Ótima aceitação no mercado, retorno rápido ao agricultor, boa produtividade e lucro garantido. Essas são algumas das vantagens da produção de melancia. A fruta tem sido uma aposta de agricultores que, com o apoio do governo do Estado, estão ganhando o mercado, tanto local como já começam a exportar para outros estados.

Na terça-feira, 15, o secretário de Estado de Agropecuária, José Carlos Reis, visitou produtores rurais que estão investindo no plantio de melancia e começando a colher, literalmente, bons frutos.

Na região conhecida como Baixa Verde, na BR-317, em uma única propriedade são 17 hectares de melancia. A produtividade é alta. Os produtores esperam colher 500 toneladas da fruta a cada dois meses. “Produzir no Acre ainda é um grande desafio, mas aliando a disposição do produtor e o apoio do governo, principalmente na comercialização, a gente tem condições de transformar o Acre em um grande produtor agrícola”, afirma Cléber Barbosa, proprietário da área.

Seap trabalha para garantir mercado para a produção de melancias do Acre que vai chegar a outros estados do país (Foto: Leônidas Badaró/Secom)
Seap trabalha para garantir mercado para a produção de melancias do Acre que vai chegar a outros estados do país (Foto: Leônidas Badaró/Secom)

Outro produtor que tem apostado na melancia é José Petelim. Aliás, nesse caso a aposta é familiar. Juntando as áreas do José, de um filho e um irmão são 54 hectares plantados da fruta. A estimativa é de colher, em média, 30 toneladas por hectare, o que corresponde a mais de 1,6 mil toneladas de melancia. “A melancia é uma cultura muito rápida. Do plantio até a colheita são apenas 60 dias. E agora o governo tem nos ajudado na parte mais difícil, que é a comercialização”, afirma Petelim.

Governo atua para garantir comercialização da produção

Produtores elogiam apoio do governo e diz que o Acre tem tudo para se tornar um grande produtor agrícola (Foto: Leônidas Badaró/Secom)
Produtores elogiam apoio do governo e dizem que o Acre tem tudo para se tornar um grande produtor agrícola (Foto: Leônidas Badaró/Secom)

O apoio do governo e o investimento dos produtores tem mudado a comercialização da melancia no Acre. Alguns anos atrás, a fruta era quase toda importada de outros estados, sendo que o forte da produção acreana acontecia durante o período de secas nos rios, quando os produtores ribeirinhos aproveitam as margens para o plantio.

Agora, os clientes dos principais supermercados de Rio Branco quando compram a fruta, estão levando para casa melancia produzida no Acre.

O trabalho do governo é garantir mercado para toda a produção, inclusive em outros estados. “Estamos trazendo os compradores, ajudando na comercialização. Nossas melancias são de excelente qualidade e vão, cada vez mais, ganhar mercado dentro e fora do Acre”, garante Reis.

Quem também visitou a propriedade foi o deputado estadual Lourival Marques. “Esse aqui é um exemplo do Acre que dá certo na agricultura. O governo sendo parceiro e consolidando toda a cadeia produtiva, desde o plantio, temos esse resultado que nos deixa muito satisfeito”, afirma Lourival.

Tecnologia a serviço dos produtores. Irrigação é fundamental para uma produção de melancias com qualidade (Foto: Leônidas Badaró/Secom)
Tecnologia a serviço dos produtores. Irrigação é fundamental para uma produção de melancia com qualidade (Foto: Leônidas Badaró/Secom)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter